Professor-autor

O professor-autor é o profissional responsável pela composição de conteúdo de um livro didático específico e do banco de questões. Por isso, além da especialidade na área contratada, ele deve dominar habilidades referentes ao mundo da comunicação e da aprendizagem, identificando o público-alvo e os objetivos do material que irá criar.

O professor-autor é o ator responsável por elaborar o conteúdo do livro didático, que é dividido em três unidades, podendo escrever o livro todo ou apenas uma unidade, dependendo do domínio que possui do conteúdo. Esse profissional também é responsável pela elaboração do banco de questões, que é composto por 100 questões, divididas nas três unidades.

Ele é o gestor que construirá a engrenagem principal, otimizando o ensino e a aprendizagem da disciplina, uma vez que o livro didático é o material-base dos cursos de graduação EAD da Instituição. Sua particularidade funcional é gerir, como metodologia de ensino, a quantidade de informações que os acadêmicos podem absorver, respondendo às seguintes questões:

  • O que os acadêmicos deverão saber?
  • O que os acadêmicos deverão estar aptos a fazer?
  • Em que aspectos deverão comportar-se de maneira diferente após o estudo da unidade?

Essas são algumas das perguntas-chave que o professor-autor precisa fazer a si mesmo antes de iniciar a escrita de seu livro didático. Para isso, elaboramos uma checklist, que deve ser aplicada em cada unidade de estudos. Para elaboração do banco de questões também é necessário o preenchimento da checklist, que deve ser aplicada para todas as questões.

Unidades do Livro

O professor-autor deverá seguir estes templates para a escrita do livro didático:

Cada unidade será composta por, no mínimo, 60 laudas (totalizando 150.000 caracteres com espaço) e, no máximo, 72 laudas (totalizando 180.000 caracteres com espaço). Lembrando que cada lauda equivale a 2.500 caracteres com espaço.

O template do livro didático serve como um guia na elaboração das unidades do livro. É imprescindível que você o utilize para elaborar o seu livro didático ou unidade, visto que já está formatado de acordo com a metodologia da Instituição.

Importante:

Item 1: durante a escrita do livro, esse profissional elaborará questões para autoatividades no final de cada tópico; essas questões precisam ser elaboradas a partir do conteúdo escrito. As questões devem ser de sua autoria.

Item 2: após a escrita do livro, este passará por análise de conteúdo, pelo setor de revisão e pela coordenação do curso, podendo retornar ao professor-autor para possíveis ajustes, caso tiver.

Lembre-se: não basta escrever um bom texto, é preciso ligá-lo a outros textos, dando sentido a essas relações, ampliando e enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Produza livros didáticos interativos, que utilizem recursos como dialogismo, hipertextualidade e interatividade para “ligar” um texto a outro. Montamos um manual que explica o dialogismo nos livros.

Estrutura do Banco de Questões

O banco de questões é composto por 100 questões, conforme estrutura a seguir:

TipoUnidade 1Unidade 2Unidade 3Total
Temas de redação1--1
ObjetivasMúltipla escolha88824
Análise de sentenças; Ordenação de itens; Associação de itens10101030
Verdadeiro/falso; Asserção/razão10101030
Dissertativas55515
Total100

Importante:

O template do banco de questões serve como um guia na elaboração das questões. É imprescindível que você o utilize na hora da elaboração, visto que já está formatado de acordo com a metodologia da Instituição. Além disso, o uso do template consta no Contrato.

Imagens:

O uso de figuras e gráficos é sempre encorajado, desde que referenciados adequadamente e que a fonte utilizada permita a replicação de seus dados (vide ficha catalográfica do livro).

Lembre-se: as imagens devem enriquecer o conteúdo, devem ser mediadoras de valores culturais, e não apenas meras ilustrações. Devem ser adotadas somente quando forem indispensáveis à compreensão do conteúdo.

  • As imagens serão publicadas em preto e branco.
  • Podem ser utilizadas: imagens do próprio professor-autor; obras cujos direitos autorais expiraram (mais de 70 anos da data de publicação);
  • Imagens com autorização formal de uso pelos autores e imagens disponíveis em bancos indicados pela Instituição ou gratuitas.
  • Imagens com menos de 72 dpi serão consideradas impróprias para o uso e não serão utilizadas.
  • Lembrando que todas as imagens devem conter um título e uma fonte.

A Instituição possui um banco de imagens do qual você pode fazer uso nos livros didáticos.

Configura-se plágio:

Utilizar os conceitos ou textos de outro autor que os formulou e os publicou sem lhe dar o devido crédito (seja de livros ou artigos disponíveis na web). Leia mais sobre o plágio.

ATENÇÃO! Seja dono de sua ideia. Cite a fonte e o ponto de vista do autor. Use essas informações como base para o trabalho e elabore novos conceitos sobre o tópico ou a solução de problemas por meio de consultas. Lembre-se: PLÁGIO é crime!

Alguns materiais que o auxiliarão nessa produção

Lembrete: os materiais para a produção do livro didático a seguir são de uso obrigatório e constam no contrato.

Material Instrucional

Disponibilizamos aqui um Material Instrucional, que contém as informações para a elaboração do livro.

Gio, nossa Figura Dialógica

As variedades para a utilização dela em determinados casos estão descritas neste arquivo. Você é livre para escolher qual ou quais utilizar, não sendo necessária a utilização de todas. No entanto, é obrigatório o uso de ao menos uma delas.

Manual do Livro Didático

O Manual do livro didático é mais voltado para a equipe de Revisão Ortogramatical, porém pode auxiliar com eventuais dúvidas sobre a metodologia utilizada na Instituição.

Resumo da BNCC

Montamos também um resumo da BNCC, documento com caráter normativo que serve de referência para a elaboração dos currículos de todas as escolas que ofertam educação básica no país – sua leitura é muito importante!

Objetivos de aprendizagem

Sinalizar os caminhos para que o acadêmico articule melhor os objetivos com os conteúdos de cada disciplina também é importante. Para isso, tenha em mente que os objetivos de aprendizagem precisam relacionar os conteúdos apresentados na unidade do material didático. Neste e-book, você encontra exemplos de objetivos de aprendizagem que o ajudarão na escrita do livro.

Pagamento

O prazo para a realização do pagamento é de até 90 dias após a finalização da produção da obra, que compreende também as etapas de revisão ortogramatical, diagramação, aquisição do ISBN (International Standart Book Number) da obra e entrega dos Checklists na quantidade e no modelo fornecido. Porém, na prática, agendamos o pagamento antes do prazo, desde que atendidos os seguintes requisitos:

Lembrando que, no caso do livro didático, um dos requisitos para o pagamento ocorrer é, também, o uso do sistema SmartShare. Caso as postagens não tenham sido feitas no sistema SmartShare, a área de Contratos e Pagamentos solicitará a publicação de todo o conteúdo no sistema antes de efetuar/agendar os pagamentos.

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato conosco nos canais a seguir:

Contratos e Pagamentos

Dicas em Destaque