Descubra a melhor ferramenta para a sua disciplina navegando nos menus a seguir:
Funciona como um norteador ao acadêmico, em que o professor escolhe o material que mais se adéqua as suas turmas e realidade.
Assim como produções em vídeo, é possível desenvolver esse modelo documental em áudio, contando fatos históricos.
As entrevistas são oportunidades de conversar com pessoas que são referência no assunto e apresentem a realidade do mercado.
Os temas que são abordados nos Estudos Transversais podem ser convertidos em podcast para os acadêmicos.
Bate-papo descontraído entre dois ou mais integrantes. A roda de conversa tem como proposta ser mais informal.
Podcasts que abordam assuntos que possam alcançar mais de uma área de estudo.
Trilha da disciplina da graduação a distância. Ela segue o conteúdo do livro didático e agrega novos elementos de aprendizagem.
Um compilador de todos os materiais que o estudante precisa acessar para construir o conhecimento desta disciplina.
Trilha da disciplina da pós-graduação a distância. Ela segue o conteúdo do livro didático e agrega novos elementos ao conteúdo.
Trilha da disciplina de Curso Técnico ou Profissionalizante a distância. Ela segue o conteúdo do livro didático e agrega novos elementos de aprendizagem.
Tem o objetivo de ajudar os tutores na execução dos encontros, fornecendo orientações e materiais a serem utilizados.
Apresenta o curso, o coordenador responsável e dá acesso aos principais documentos institucionais.
Direcionada a orientar o estudante sobre a participação no Enade, contendo dicas de conteúdo, indicações de materiais sobre o tema e simulados.
São vídeos com recursos adicionais, que permitem a interação do usuário com elementos complementares no decorrer da visualização.
Vídeos de curta duração, contendo temas específicos e objetivos sobre determinado assunto, considerando a técnica de microlearning.
Tecnologia que busca retratar diferentes ambientes profissionais, trazendo noções práticas para que o acadêmico consiga compreender sua futura atuação profissional. Exemplo: Agência de Publicidade e Propaganda.
Animações bidimensionais. Ideal para a maior parte dos casos quando se é necessário ilustrar de forma animada algum conteúdo.
Animações tridimensionais. Ideal para a maior parte dos casos quando se é necessário ilustrar de forma animada algum conteúdo.
Conteúdo de um livro gravado em formato de áudio. Permite maior imersão no conteúdo e o torna mais versátil para ser consumido.
O famoso fundo verde. Ótimo para criar uma imagem diferente de fundo ou para recriar efeitos visuais.
Produção de vídeo com linha narrativa. Ótimo para contar histórias e/ou compartilhar ideias de forma criativa e imersiva.
Gravação com pessoas, buscando provas e fatos sobre algum assunto.
Filme não ficcional, com intuito de explorar a realidade. Ótimo para mostrar questões reais de forma mais aprofundada.
Usado geralmente em áreas externas para ilustrar ambientes ou locais, por exemplo, fábricas, campos, prédios, construções.
Gravação com especialista apresentando um fato ou um conteúdo específico, além de respondendo perguntas do entrevistador.
Gravação em estúdio com fundo infinito branco. Bom para explicações de autoatividades ou resoluções de problemas lógicos.
Gravação em ambientes externos ou localidades fora da universidade. Útil para processsos em chão de fábrica, por exemplo.
Vídeo na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Utilizado para o público com deficiência auditiva.
Gravação com especialista apresentando um fato ou um conteúdo específico, respondendo perguntas do entrevistador.
Gravação de áudio para conteúdo em vídeo já gravado.
Gravação de atividades práticas em grupo, com a participação de alunos e/ou convidados.
Vídeo composto apenas por imagens estáticas ou fotos.
Gravação de experimentos e atividades práticas. Uma forma de demonstrar a preparação e/ou execução de algum experimento de forma mais detalhada.
Gravação da tela do computador e áudio da voz do professor/tutor. Ótimo para mostrar uso de um software, por exemplo.
Gravação em câmera lenta. Muito bom para mostrar detalhes de movimentos e situações que acontecem em um intervalo de tempo muito curto.
Vídeo que mostra de forma acelerada algo que leva um intervalo muito grande de tempo para acontecer, por exemplo, uma flor desabrochando.
Realização ou simulação de uma chamada de vídeo para construção do conteúdo ou para a narrativa da aula.
Formato de vídeo mais rápido, conciso e com linguagem simples para compreensão fácil do espectador.
Opção indicada para assuntos que mereçam classificações, buscando testar a memória do acadêmico sobre cada definição.
Recurso perfeito para roteiros com muito texto. O conteúdo é dividido em cards (cartas), com alguns elementos gráficos. O usuário vai passando as cartas para acompanhar a narrativa.
Texto com palavras faltando. O usuário deve usar as palavras disponíveis na tela para completar o texto com as palavras corretas na ordem correta do texto.
Simula uma conversa de WhatsApp entre dois personagens (geralmente aluno e professor). É uma forma perfeita para trazer um conteúdo de uma forma dinâmica e leve. Conta, ainda, com atividade no decorrer do recurso.
Este recurso é similar ao popular jogo dos 7 erros, o aluno deverá procurar erros numa imagem e demarcá-los corretamente para vencer.
São uma forma de apresentar dados estáticos de forma que criam uma experiência diferenciada para o acadêmico, que interage e explora as informações.
Ideal para auxiliar o acadêmico na memorização de termos e imagens essenciais para a disciplina.
Traz uma barra de rolagem que, ao ser movida, vai alterando o conteúdo mostrado na tela. Para a direita avançando no tempo e para a esquerda retrocedendo o tempo.
Esta opção traz botões e uma caixa de texto que altera seu conteúdo dependendo da opção de botão clicada.
Objetos clicáveis são perfeitos para mostrar algo em detalhes e com mais informações.
Ideal para disciplinas de música e línguas estrangeiras pois envolve resolver uma questão (ou desafio) com base na audição. Ótimo para pronúncias também.
Contará com uma imagem principal e, em cima dela, terá alguns pontos (+) indicando ao clique. Assim que o estudante clicar, abrirá novos detalhes.
Perguntas que têm como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos sobre determinado assunto. Ideal para conteúdos mais complexos e essenciais para a disciplina.
Este recurso terá uma pergunta e várias imagens relacionadas a ela, então, o estudante terá que identificar qual delas é mais importante, de acordo com o tema.
O recurso consiste em uma interação com uma barra de rolagem. Ao movê-la de um lado para o outro, a informação em tela vai alterando também.
Este recurso envolve a criação de um jogo de tabuleiro, no qual os estudantes são desafiados a superar obstáculos específicos em cada casa para avançar progressivamente até chegar ao final e vencer o jogo.