EdTech é o nome dado ao desenvolvimento e uso da tecnologia para potencializar a aprendizagem e o processo educativo. São soluções que unem tecnologia aos atores pedagógicos, com o intuito de produzir materiais didáticos cada vez mais inovadores.
Com esse foco, nasce o Conteúdos EdTech, incorporado ao ensino superior por meio de produtos, aplicativos e ferramentas digitais.
O principal objetivo desta plataforma é facilitar o entendimento e a elaboração, por parte dos professores e conteudistas, dos produtos e formatos autorais, para que possam se qualificar e produzir materiais cada vez mais atraentes ao público acadêmico.
Somos a equipe de Conteúdos EdTech, responsável pela criação, desenvolvimento e disponibilização de produtos educacionais no formato digital. Nossa equipe está dividida em alguma áreas, com características e atribuições específicas. Confira!
É a área responsável pelos trâmites de contratação e pagamento.
- Faz a contratação de todos os materiais didáticos da Instituição (graduação, pós-graduação, masterclass e cursos profissionalizantes).
- Solicita e controla os pagamentos dos autônomos (pessoa física) contratados.
- Solicita e controla os pagamentos dos fornecedores (pessoa jurídica) contratados.
- Durante o processo de elaboração dos materiais, apoia os conteudistas em eventuais dúvidas.
- Emite as declarações de serviços para que os contratados possam utilizar como comprovação da produção do material ou prestação de serviço.
- É responsável pelo controle da vigência de cessão e transferência dos direitos autorais dos contratos.
- É responsável pela renovação de contratos.
- Juntamente à gerência, monta e controla o orçamento da área.
- Atua na compra dos números de ISBN (International Standard Book Number) de todos os materiais da Instituição.
Júlia Augustinho
Supervisora
É a área responsável pela organização e gerenciamento das etapas para realização das Masterclasses.
Principais atividades da área:
- Contato com ministrante solicitado.
- Agendamento e divulgação da transmissão.
- Seleção do ministrante e orientação sobre o evento.
- Roteirização e apresentação da Masterclass.
- Certificação.
- Cadastramento no AVA.
Natália Kirsten
Coordenadora
É a área responsável pela análise e adequação de conteúdos para situações pedagógicas específicas, bem como de orientação e capacitação para desenvolvimento de produtos educacionais com foco na inovação e aprendizagem.
Principais atividades da área:
- Apoiar docentes no desenvolvimento e/ou adaptação de materiais educacionais.
- Estruturar conteúdos educacionais em diferentes formatos e mídias.
- Auxiliar e auditar a qualidade no desenvolvimento de roteiros.
- Capacitar e orientar os atores pedagógicos sobre as possibilidades técnicas e de desenvolvimento dos materiais didáticos da Instituição.
- Estimular a qualidade dos materiais didáticos, buscando a inovação no processo de ensino e aprendizagem.
- Controle e cadastramento de cursos livres.
Tatiana Milani
Coordenadora
É a área responsável pelo controle e acompanhamento da produção dos materiais didáticos das disciplinas (livro didático e banco de questões), da graduação EAD. Realiza a abertura dos processos no sistema SmartShare e o controla para que a produção seja realizada dentro do cronograma de entregas padronizado. As demandas executadas têm como objetivo a entrega dos materiais e o livro impresso para o acadêmico antes de ele cursar a disciplina.
Principais atividades da área:
- Atua no recrutamento e seleção de conteudistas para a produção dos materiais (livro didático e banco de questões) (início em 2023/1).
- Realiza a abertura dos processos no sistema SmartShare para a produção do Livro Didático.
- Cria o cronograma de produção do livro didático da graduação EAD.
- Controla a produção do livro didático das disciplinas on-line (DO).
- Controla a produção do banco de questões (a partir do edital 2023/1).
- É responsável pela assistência na curadoria de conteúdo e comitê de materiais.
- Analisa a vigência dos materiais (livro didático) para sua reescrita/atualização.
- Orienta e dá suporte para os envolvidos no sistema SmartShare (livro didático).
- Realiza o contato com os conteudistas e coordenadores de curso.
- Realiza o controle de produção (externo/interno) do combo de materiais.
- Controla a produção dos materiais didáticos dos cursos profissionalizantes.
Cláudia Schneider
Supervisora
O setor de Desenvolvimento de Conteúdos conta com duas grandes áreas: Revisão e Diagramação.
Veja as atribuições de cada área a seguir:
É a área responsável pela revisão de livros, bancos de questões, trilhas de aprendizagem e demais materiais didáticos. É onde as revisões ortogramaticais de textos e de todos os materiais didáticos e pedagógicos são realizadas. Ainda, é a área encarregada de cadastrar as matrizes e as disciplinas na grade curricular.
Principais atividades da área:
- Revisar livros, banco de questões, trilhas, e-books, revistas, manuais, apostilas, slides, roteiros, documentos institucionais contratados, legendas de vídeos, entre outros.
- Orientar conteudistas e docentes com relação aos padrões utilizados na instituição.
- Acompanhar os processos de elaboração dos materiais.
- Cadastro de matrizes e disciplinas (grade curricular).
- Ajustes de disciplinas (vinculação de livros e disciplinas).
O livro didático é a base de todos os materiais desenvolvidos para todos os cursos. O diagramador é o profissional que transforma o texto desenvolvido pelo escritor em livro. Podemos dizer que diagramar é uma arte, não é apenas distribuir textos em uma página, mas distribuir o que o autor escreveu em um formato que as pessoas absorvam o conteúdo da melhor forma possível.
Principais atividades da área:
- Diagramar livros, e-books, revistas, manuais, apostilas, entre outros.
- Comparar esses materiais e analisar o “boneco” diagramado, com base na metodologia da instituição, ortografia e gramática.
- Orientar conteudistas e docentes com relação aos padrões utilizados na instituição.
- Acompanhar os processos de elaboração dos materiais.
É a área responsável por todos os materiais de áudio e vídeo produzidos para os nossos acadêmicos.
Principais atividades da área:
- Treinamento de roteiro de vídeo.
- Análise técnica de roteiros.
- Gravação em estúdio ou externa.
- Edição de áudio e vídeo:
- Kit Pedagógico.
- Libras.
- Podcast.
- Enade.
- Estágios.
- Seminários.
- Pós-graduação.
- Cursos Livres.
- Cliente UNIASSELVI.
- Eventos "AO VIVO":
- Plataformas: YouTube / Teams.
- Transmissões: Lives / Masterclass.
Cleiton Baumann
Coordenador
É a área responsável pela criação e elaboração de novos produtos educacionais. Atualmente, com foco nas Trilhas de Aprendizagem, Recursos Interativos e Livro Digital.
Principais atividades da área:
- Desenvolvimento e ajustes em trilhas de aprendizagem interativas.
- Criação de novos modelos de trilhas e páginas com finalidade didática.
- Elaboração e manutenção dos Livros Digitais.
- Criação dos Recursos Interativos presentes nas trilhas.
Renan Chiarelli
Coordenador