Complementam o aprendizado.
Biblioteca de Recursos Interativos:O recurso interativo tem como objetivo desafiar e instigar o estudante a interagir com o conteúdo.
Com conteúdo atrativo e ilustrado, os Recursos Interativos procuram transformar a teoria em prática, promovendo a interação e instigando o estudante a conquistar uma aprendizagem mais significativa.
Para quem este material se destina? Qual conteúdo devo abordar? Quais objetivos de aprendizagem precisam ser alcançados? Qual interação atende melhor a este conteúdo?
Interagir com o conteúdo das disciplinas; Mediar a aprendizagem na EAD; Promover atividades de fixação com feedbacks; Garantir autonomia no aprendizado à distância.
Opção indicada para assuntos que mereçam classificações, buscando testar a memória do acadêmico sobre cada definição.
Recurso perfeito para roteiros com muito texto. O conteúdo é dividido em cards (cartas), com alguns elementos gráficos. O usuário vai passando as cartas para acompanhar a narrativa.
Texto com palavras faltando. O usuário deve usar as palavras disponíveis na tela para completar o texto com as palavras corretas na ordem correta do texto.
Simula uma conversa de WhatsApp entre dois personagens (geralmente aluno e professor). É uma forma perfeita para trazer um conteúdo de uma forma dinâmica e leve. Conta, ainda, com atividade no decorrer do recurso.
Este recurso é similar ao popular jogo dos 7 erros, o aluno deverá procurar erros numa imagem e demarcá-los corretamente para vencer.
São uma forma de apresentar dados estáticos de forma que criam uma experiência diferenciada para o acadêmico, que interage e explora as informações.
Ideal para auxiliar o acadêmico na memorização de termos e imagens essenciais para a disciplina.
Traz uma barra de rolagem que, ao ser movida, vai alterando o conteúdo mostrado na tela. Para a direita avançando no tempo e para a esquerda retrocedendo o tempo.
Esta opção traz botões e uma caixa de texto que altera seu conteúdo dependendo da opção de botão clicada.
Objetos clicáveis são perfeitos para mostrar algo em detalhes e com mais informações.
Ideal para disciplinas de música e línguas estrangeiras pois envolve resolver uma questão (ou desafio) com base na audição. Ótimo para pronúncias também.
Contará com uma imagem principal e, em cima dela, terá alguns pontos (+) indicando ao clique. Assim que o estudante clicar, abrirá novos detalhes.
Perguntas que têm como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos sobre determinado assunto. Ideal para conteúdos mais complexos e essenciais para a disciplina.
Este recurso terá uma pergunta e várias imagens relacionadas a ela, então, o estudante terá que identificar qual delas é mais importante, de acordo com o tema.
O recurso consiste em uma interação com uma barra de rolagem. Ao movê-la de um lado para o outro, a informação em tela vai alterando também.
Este recurso envolve a criação de um jogo de tabuleiro, no qual os estudantes são desafiados a superar obstáculos específicos em cada casa para avançar progressivamente até chegar ao final e vencer o jogo.