Responsabilidade
Social

Revista de Responsabilidade Social
Responsabilidade Social nas IES

O Grupo UNIASSELVI, em seu projeto de responsabilidade social, age em várias frentes para contribuir para um amanhã melhor. As ações do Grupo UNIASSELVI nesse sentido envolvem colaboradores técnico-administrativos, professores e acadêmicos, sendo realizadas em todas as regiões em que existem unidades do Grupo UNIASSELVI: Indaial, Timbó, Blumenau, Guaramirim, Brusque, Rio do Sul e Lages, além de acontecerem em várias outras cidades do país por meio da comunidade acadêmica que integra o Ensino a Distância.

Eixos Temáticos

Das Ações Sociais, Políticas e Econômicas

O primeiro eixo deste Projeto de Responsabilidade Social permeará no desenvolvimento de ações de cunho social, político e econômico, porque a IES entende que possui intrinsecamente uma “Função Social” perante a comunidade a que pertence e reconhece a importância de sua contribuição para a melhoria das condições sociais, políticas e econômicas da comunidade, razão pela qual realiza ensino, extensão e iniciação científica voltados para a diversidade e consciência humana, buscando o desenvolvimento da democracia, a promoção da cidadania e o atendimento às demandas de diversos segmentos da sociedade.

A função social, política e econômica da IES solidifica-se quando a comunidade acadêmica interna realiza atividades junto à comunidade a qual pertence, e nesse sentido este supracitado projeto incentiva o desenvolvimento de práticas, ações e projetos tais como:


  1. Ações e campanhas de conscientização social.
  2. Ações de mobilização e responsabilidade social.
  3. Ações sociais, políticas e econômicas.
  4. Ações alusivas a datas comemorativas.
  5. Ações junto a Instituições Sociais.
  6. Estudos e Levantamentos Sociais.
  7. Feira Social de Livros.
  8. Giro das profissões e Feira de Empregabilidade.
  9. Vestibular e trote Solidário.
  10. Capacitações e parcerias sociais.
  11. Ações e projetos de cunho político e econômico.
  12. Ações e projetos de cunho social.
  13. Ações e projetos de empreendedorismo.
  14. Campanhas e caminhadas de mobilização social e conscientização de direitos.
  15. Eventos, oficinas, palestras, mesas redondas, debates, feiras e momentos de conscientização social, política e econômica.
  16. Levantamento socioeconômico.
  17. Semanas de responsabilidade social.
  18. Participação em campanhas de arrecadações e doações de alimentos e demais donativos.
  19. Projetos sociais que envolvam idosos, crianças, adolescentes, famílias, público-alvo da educação especial e toda a comunidade do entorno.
  20. Promoções dos direitos sociais.
  21. Visitas institucionais e pedagógicas.
  22. Selo de responsabilidade social.
  23. Outras ações e projetos de cunho social, político e econômico.

Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é fomentado por meio de projetos e ações que concretizam e integram as diretrizes curriculares com os setores sociais e produtivos, incluindo o mercado profissional, bem como por meio de experiências de produção e transferência de conhecimentos, tecnologias e dispositivos decorrentes das atividades científicas e extensionistas, visando ao atendimento de demandas locais, regionais e nacionais.

Das Ações de Inclusão Social, Promoção Humana e Igualdade Étnico-Racial

O segundo eixo do Projeto de Responsabilidade Social da UNIASSELVI propicia o desenvolvimento de ações de inclusão social, promoção humana e igualdade étnico-racial para proporcionar a seus atores pedagógicos e à sociedade melhores condições de vida social, política e econômica.

No que tange a inclusão social, a UNIASSELVI busca alcançar êxito por meio da adoção de mecanismos de incentivo e apoio a processos e projetos de inclusão social, envolvendo a alocação de recursos que possibilitem o acesso e a permanência dos discentes (bolsas de estudo, atendimento ao público-alvo da educação especial, financiamentos alternativos, campanhas, projetos sociais e outros).

E nesse sentido este supracitado projeto incentiva o desenvolvimento de práticas, ações e projetos tais como:


  1. Cursos, palestras e aulas a públicos com necessidades especiais.
  2. Diálogos, estudos e debates sobre os direitos humanos, inclusão social, promoção humana e igualdade étnico-racial.
  3. Empoderamento feminino, indígena e outros públicos minoritários, com temas relativos aos direitos humanos, inclusão social, promoção humana e igualdade étnico-racial.
  4. Programa de Educação em Direitos Humanos da Uniasselvi, conforme a Resolução n°001-H/2017 de 03 de abril de 2017.
  5. Ações e projetos do NUAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico).
  6. Ações e projetos do NUADH (Núcleo de Apoio aos Direitos Humanos).
  7. Ações e projetos do NIA (Núcleo de Inclusão e Acessibilidade).
  8. Projetos de Iniciação Científica em Direitos Humanos, inclusão social, promoção humana e igualdade étnico-racial.
  9. Oficina Pedagógica e Mesa-redonda em Direitos Humanos, inclusão social, promoção humana e igualdade étnico-racial.
  10. Outras ações e projetos de cunho relativos a inclusão social, promoção humana e igualdade étnico-racial.

Com relação à promoção humana e igualdade étnico-racial, o Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI com estes projetos de inclusão social, promoção humana e igualdade étnico-racial proporcionará acesso aos conhecimentos científicos, aos registros culturais diferenciados, à conquista da racionalidade que rege as relações sociais e raciais, aos conhecimentos avançados, indispensáveis para consolidação e ajuste das nações como espaços democráticos e igualitários, assim como adota medidas educacionais que valorizam e respeitam as pessoas para que não haja discriminações sociais e raciais em sua comunidade acadêmica e em seu entorno.

Das Ações Ambientais e de Defesa do Meio Ambiente

O terceiro eixo do Projeto de Responsabilidade Social, a UNIASSELVI buscar incentivar o desenvolvimento de uma diversidade de ações ambientais e de defesa do meio ambiente, pois compreende que deve realizar práticas que proporcionem a defesa do meio ambiente, para assim contribuir com ações e programas que concretizam, sensibilizam e integram as diretrizes curriculares com as políticas relacionadas à preservação do meio ambiente.

A UNIASSELVI incentiva e promove ações e projetos de responsabilidade ambiental, que são desenvolvidas pela comunidade acadêmica interna e externa, tais como:


  1. Ações e projetos de preservação ambiental e de sustentabilidade.
  2. Ações, campanhas e projetos do Nead Sustentável.
  3. Mostra e exposição de trabalhos ambientais.
  4. Trote solidário – Uniasselvi sustentável.
  5. Ações sociais e de conscientização ambiental.
  6. Atividades de promoção para os direitos ambientais, como: eventos, oficinas, palestras, campanhas, caminhadas, mesas redondas, debates, feiras, momentos de sensibilização ambiental.
  7. Iniciação científica em questões ambientais.
  8. Pesquisas, estudos e projetos ambientais e de defesa do meio ambiente.
  9. Projeto Sustentabilidade nos polos e na matriz.
  10. Visitas institucionais e pedagógicas de cunho ambiental.
  11. Conscientização no dia do meio ambiente.
  12. Ações do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade, segundo a Resolução n°020-C/2018 de 04 de junho de 2018.
  13. Outras ações e projetos ambientais e de defesa do meio ambiente.

Por meio destes projetos, a UNIASSELVI realiza ações ambientais e de defesa do meio ambiente estimulando parcerias e construção de conhecimentos e proposições de tecnologias, como também em experiências de produção decorrentes das atividades extensionistas e de iniciação científica voltadas para a preservação e melhoria do meio ambiente.

Assim, a UNIASSELVI realiza ações que proporcionem a educação ambiental de maneira transversal em suas atividades administrativas e acadêmicas e entende que se deve agir hoje, com diversas ações de responsabilidade ambiental, para garantir o presente e o futuro dessa e das novas gerações.

Das Ações Culturais, de Produção Artística, Esportivas e de Lazer

No quarto eixo do Projeto de Responsabilidade Social, a UNIASSELVI busca incentivar o desenvolvimento de ações culturais, de produção artística, esportivas e de lazer, pois possui uma elevada preocupação com a preservação da memória cultural, da produção artística, do patrimônio cultural, das ações esportivas e de lazer da sua comunidade acadêmica interna e externa, porque entende que “cada um constrói a sua história”, que deve ser registrada e preservada no decorrer dos tempos.

Assim, a IES incentiva a promoção de projetos e ações correlacionados à preservação da cultura histórica de seu povo, como também no desenvolvimento de práticas esportivas e de lazer da população brasileira, tais como:


  1. Ações e projetos culturais e de produção artísticas.
  2. Ações e projetos esportivos e de lazer.
  3. Mostra Fotográfica e exposição artística e cultural.
  4. Café Literário.
  5. Mostra de Dança e desfiles.
  6. Intercâmbio Cultural.
  7. Gincana e festividades culturais e regionais.
  8. Desfile cultural e cívico.
  9. Ações de esporte e lazer.
  10. Programas de Promoção da Saúde.
  11. Corrida, maratonas e caminhada de rua.
  12. Participação em Jogos Paralímpicos.
  13. Participação em Jogos Universitários.
  14. Participação na Olímpiada e Copa do Mundo.
  15. Outras ações e projetos culturais, de produção artística, esportivas e de lazer.

Assim, por intermédio destes projetos de ações culturais, de produção artística, esportivas e de lazer, a IES é motivada a concretizar as diretrizes curriculares nacionais com as políticas relacionadas ao patrimônio histórico e cultural, esportivo e de lazer, visando a sua preservação, bem como do estímulo à construção de conhecimentos e tecnologias decorrentes das atividades extensionistas e de iniciação científica.

Das Visitas Técnicas, Palestras e Estudos

No quinto eixo do Projeto de Responsabilidade Social, a UNIASSELVI busca desenvolver visitas técnicas, de campo e de estudo, como também incentiva a participação em palestras e eventos de cunho acadêmico-científico e/ou cultural, para assim integralizar a questão da teoria versus a prática, com isso os discentes identificam na realidade social, cultural, política, econômica e ambiental as concepções teóricas relacionadas ao curso em que estuda, se formará e contribuirá para a formação de seu perfil profissional.

Na realização de viagens de estudo, os discentes e docentes identificam e compreendem a realidade da sociedade que vivemos e convivemos, defrontando-se com questões pertinentes a suas respectivas áreas de ensino e atuação, proporcionando momentos de discussão e análise da realidade a qual a IES está permeada.

Por intermédio do contato físico e real, compreende-se a realidade intrínseca das instituições públicas, privadas e do terceiro setor, identificando ali as relações de mercado e propiciando às equipes pedagógicas o desenvolvimento de estratégias de intervenção, no sentido da constante busca da melhoria de vida da população envolvida e da sustentabilidade organizacional.

E nesse sentido este supracitado projeto incentiva o desenvolvimento de práticas, ações e projetos tais como:


  1. Viagens, Visitas técnicas, saída de campo e de estudos de campo.
  2. Visitas de estudo a instituições sociais, ambientais entre outras.
  3. Visita de Supervisão Estágio e atividades práticas.
  4. Palestras, colóquios, oficinas, capacitações, Workshop e conferências.
  5. Estudos práticos em instituições e sociedade.
  6. Encontros, formações e convenções institucionais.
  7. Participação da Uniasselvi nos congressos internacionais da ABED de educação a distância (CIAED).
  8. Outras ações e projetos relativos a visitas técnicas, palestras e estudos.

Pois, a Uniasselvi compreende que por intermédio das ações e projetos relativos a visitas técnicas, palestras e estudos contribui efetivamente para o desenvolvimento social, pedagógico, organizacional e ambiental da comunidade a qual pertence. Essas ações se classificam dentro do rol de atividades de responsabilidade social e ambiental e levam à conscientização da comunidade em relação ao seu próprio desenvolvimento sustentável e social.

Dos Conselhos de Classe e de Direito

No sexto eixo do Projeto de Responsabilidade Social, o Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI compreende a importância da sua participação efetiva nos Conselhos de Classe e nos Conselhos de Direito, para que possa contribuir com o desenvolvimento social, político e econômico da região que atua.

A participação da IES nos Conselhos de Classe e nos Conselhos de Direito está relacionada com as questões sociais e educacionais, na garantia de direitos e busca constante da melhoria da qualidade de vida da comunidade que está inserida, contribuindo assim na elaboração de políticas públicas e sociais pertinentes a cada esfera social.

A IES poderá participar e ter representantes nos seguintes conselhos:


  1. Conselho das áreas sociais, políticas e econômicas
  2. Conselhos da área de inclusão social, promoção humana e igualdade étnico-racial
  3. Conselhos das áreas ambientais e de defesa do meio ambiente.
  4. Conselhos da área cultural, de produção artística, esportivas e de lazer.
  5. Conselhos profissionais.
  6. Dentre outros.

A IES poderá ter representantes em conselhos que poderão vir a surgir após a aprovação deste projeto institucional de Responsabilidade Social.

Dos Destaques e Premiações Institucionais

No sétimo eixo do Projeto de Responsabilidade Social, relativo aos destaques e premiações institucionais, Uniasselvi possui como um de seus valores o “Foco em Resultado e Meritocracia”. Com este valor, busca-se incentivar neste projeto o crescimento individual e coletivo por mérito e por meio da superação de metas e dedicação de cada um.

O Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI incentiva e promove os destaques profissionais e acadêmicos de sua instituição, para proporcionar a valorização do ser humano, pois trabalhamos juntos como um time, respeitando e valorizando o trabalho desenvolvido. Assim, as categorias de destaques e premiações que possibilita a demonstração de sua relevância econômica, social, ambiental e profissional desenvolvidas são:


  1. Selos de responsabilidade social, ambiental, política ou econômica.
  2. Destaques institucionais, profissionais e acadêmicos.
  3. Homenagens institucionais, acadêmicas e profissionais.
  4. Premiações profissionais, institucionais ou acadêmicas.
  5. Honra ao mérito.
  6. Classificação em concursos públicos e privados.

Dos Programas de Incentivo aos Estudos: Bolsas de Estudo

No oitavo eixo do Projeto de Responsabilidade Social, relativo aos programas de incentivo aos estudos, as bolsas de estudo, a IES possui como forma de auxiliar no desenvolvimento profissional e pessoal dos acadêmicos, está pautada na política de acesso, permanência e sucesso acadêmico nos cursos de graduação e pós-graduação, oferece auxílio financeiro por meio de programas de bolsas, para possibilitar aos discentes oportunidades de acesso e permanência nos estudos.

E nesse sentido este supracitado projeto incentiva o desenvolvimento de práticas, ações e projetos tais como:

  1. Ações de extensão do Programa de Bolsas do Estado de Santa Catarina – Uniedu.
  2. Ações de extensão do Programa de Educação em Direitos Humanos, Resolução n°001-H/2017 de 03 de abril de 2017.
  3. Ações de extensão do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade, Resolução n°020-C/2018 de 04 de junho de 2018.

Últimas ações

Conheça nossos Programas e Projetos