Pós-GraduaçãoEducação Especial: Transtorno do Espectro Autista
Objetivos:
- Oferecer uma formação teórica consistente para todos os profissionais e pessoas interessadas em TEA.
- Conhecer o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
- Capacitar os profissionais da educação que atuam diretamente com os estudantes com TEA.
- Proporcionar uma consistente formação a respeito das atividades didático-pedagógicas.
- Apresentar as características que podem ser consideradas para a análise do desenvolvimento e evolução do sujeito.
- Conhecer a importância das interações para o desenvolvimento no TEA.
- Analisar as relações familiares e a leitura dos pais sobre seus filhos autistas;
- Refletir sobre o fazer tradicional do ensino de aprendizagem;
- Compreender o que é a estimulação do aluno autista através do hiperfoco.
- Identificar alterações de comportamento através do sistema sensorial;
- Conhecer os diferentes aspectos relacionados com a comunicação do TEA.
- Indicar possibilidades de comunicações alternativas para pessoas com déficits de comunicação.
- Compreender a importância dos dispositivos eletrônicos e digitais para potencializar a comunicação entre a sociedade e as pessoas com TEA.
- Conhecer a legislação relacionada à Inclusão escolar, especificamente ao público adolescente e ao adulto.
Matriz
Metodologia do Trabalho Científico
40h
Educação Especial e Inclusão Escolar
40h
Introdução ao Transtorno do Espectro Autista
40h
Diagnóstico e Intervenção no Transtorno do Espectro Autista
40h
Intervenção familiar: cuidado e interação
40h
Métodos e Práticas de Aprendizagem para o TEA
40h
Integração Sensorial
40h
Comunicação Alternativa no TEA
40h
Transtorno do Espectro Autista além da Infância
40h
Publico-alvo
Professores da Educação básica; Gestores, Supervisores e orientadores escolares, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, familiares e demais interessados que possuam formação de nível superior.