Pós-GraduaçãoEducação Especial: Transtorno do Espectro Autista

Objetivos:

  • Oferecer uma formação teórica consistente para todos os profissionais e pessoas interessadas em TEA.
  • Conhecer o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
  • Capacitar os profissionais da educação que atuam diretamente com os estudantes com TEA.
  • Proporcionar uma consistente formação a respeito das atividades didático-pedagógicas.
  • Apresentar as características que podem ser consideradas para a análise do desenvolvimento e evolução do sujeito.
  • Conhecer a importância das interações para o desenvolvimento no TEA.
  • Analisar as relações familiares e a leitura dos pais sobre seus filhos autistas;
  • Refletir sobre o fazer tradicional do ensino de aprendizagem;
  • Compreender o que é a estimulação do aluno autista através do hiperfoco.
  • Identificar alterações de comportamento através do sistema sensorial;
  • Conhecer os diferentes aspectos relacionados com a comunicação do TEA.
  • Indicar possibilidades de comunicações alternativas para pessoas com déficits de comunicação.
  • Compreender a importância dos dispositivos eletrônicos e digitais para potencializar a comunicação entre a sociedade e as pessoas com TEA.
  • Conhecer a legislação relacionada à Inclusão escolar, especificamente ao público adolescente e ao adulto.

Matriz

Metodologia do Trabalho Científico

40h

Educação Especial e Inclusão Escolar

40h

Introdução ao Transtorno do Espectro Autista

40h

Diagnóstico e Intervenção no Transtorno do Espectro Autista

40h

Intervenção familiar: cuidado e interação

40h

Métodos e Práticas de Aprendizagem para o TEA

40h

Integração Sensorial

40h

Comunicação Alternativa no TEA

40h

Transtorno do Espectro Autista além da Infância

40h

Publico-alvo

Professores da Educação básica; Gestores, Supervisores e orientadores escolares, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, familiares e demais interessados que possuam formação de nível superior.

Realização: