Fundado em 20 de fevereiro 2018, o Grupo de Apoio Educacional AutismoS é formado por um grupo de voluntárias independentes que não possuem ligações com ONGs ou associações e se uniram com o intuito de realizar e promover projetos relacionados à formação, à sensibilização e à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista - TEA de forma diferenciada e dinâmica.

O grupo tem como objetivo promover parcerias com as escolas públicas e particulares para sensibilização e conscientização do TEA nas formações continuadas dos professores e profissionais de educação para adequada orientação e convivência inclusiva. Também propõe desvelar o autista em sua individualidade, além de percebê-lo como um sujeito sociocultural, criador e protagonista de sua própria história, ou seja, propomos acolher o autista por aquilo que ele é, e não por aquilo que será.

Missão

Levar informações pertinentes e atualizadas sobre o TEA por meio de formações continuadas para profissionais da área de educação das redes pública e privada de ensino, com o intuito de mobilizar a sociedade para um mundo mais inclusivo.

O organograma do grupo é formado por:

Juliane Santa Maria

Presidenta

Larissa Nogueira Sieves

Vice-Presidenta

Juliana da Silva Uggioni

Gestora Pedagógica

Adriana S. Ferreira

Mídias Sociais

Fernanda Marins

Mídias Sociais

O AutismoS nasceu do desejo de informar e sensibilizar sobre os muitos aspectos do TEA. Por acreditar que informar é o caminho para acabar com dúvidas e preconceitos, o grupo precisava que o maior número possível de pessoas soubesse que cada autista tem suas próprias características. Ou seja, aquilo que se vê nos filmes reflete uma pequena parcela da totalidade de seus indivíduos, afinal, eles não se resumem a suas limitações e devem circular em nossa sociedade como todas as pessoas.

As voluntárias do grupo direcionam os esforços à educação por saberem da importância desse setor na construção de uma sociedade mais inclusiva. Para que isto se concretizasse, foram em busca de parcerias que acreditassem que a inclusão não só é viável como imprescindível. Encontraram pessoas incríveis neste trajeto, mas logo se deram conta de que o grupo conseguiria ir até um certo ponto no formato inicial das formações.

A parceria com a UNIASSELVI, inicialmente, era somente um suporte mais operacional. Até que surgiu a necessidade da primeira parceria mais efetiva surgida da necessidade de formação aos atores pedagógicos que atuam nos Polos de Apoio Presencial. Assim, o grupo foi convidado para fazer uma formação para os polos, no formato de gravações. Ali foi plantada a sementinha que encaminhou para a multiplicação do trabalho, dos ideais e sonhos através da UNIASSELVI.

Realização: