VOCÊ CONHECE O NUAPI?

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusivo (NUAPI) é um órgão consultivo e deliberativo voltado aos projetos institucionais de apoio ao acadêmico do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Este núcleo procura atender aos estudantes em suas necessidades individuais e coletivas, emocionais e cognitivas, sociais e científicas, vocacionais e profissionais. Ou seja, o núcleo atua a partir de diversas formas de aprender, de ser e de se relacionar com o dinâmico e interdisciplinar mundo acadêmico e do trabalho.

ilustração de um homem e uma mulher conversando

PcD

A Uniasselvi, junto à coordenação dos cursos, estabeleceu ações de atendimento à Pessoa com Deficiência (PcD) que vão, desde o processo seletivo até a matrícula e depois no seu dia a dia no percurso acadêmico, visando melhor atender aos acadêmicos PcD.

Processo seletivo
O candidato tem à disposição o acompanhamento e as adaptações de acordo com a necessidade educacional especial, de modo a atender ao futuro acadêmico em seu momento de vestibular.
Matrícula
Para efetivar a matrícula, é necessário que a Uniasselvi insira o laudo médico do acadêmico no sistema junto a seu cadastro para que possam ser analisados pela gerência acadêmica e assim possa o coordenador do respectivo curso fazer os devidos encaminhamentos.
ilustração de uma mulher sentada com um notebook no colo, recostada em livros gigantes

O laudo deverá contemplar os seguintes critérios:

O documento deverá ser em forma de laudo, que apresente de forma clara o tipo de deficiência e/ou transtorno
O laudo deve vir detalhado com as informações sobre a deficiência e/ou transtorno e suas particularidades, bem como a referência do (CID-10)
O laudo deve estar em papel timbrado, expedido pelo consultório, incluindo endereço e telefone para eventuais dúvidas que possam surgir
Somente LAUDOS serão aceitos e não ATESTADOS
Anexar ao laudo a identificação do acadêmico: nome completo, matrícula, turma, polo

Acredita-se que, desta forma, a Uniasselvi possa melhor promover a inclusão pedagógica e atitudinal das pessoas com necessidades especiais. Essas ações permitirão analisar a situação de cada acadêmico, e atendê-lo da melhor maneira possível, pois, a partir da análise dos laudos, a Uniasselvi oferece:

  • Material adaptado;
  • Intérprete educacional ou de libras;
  • Provas adaptadas;
  • Orientações aos tutores – acadêmicos com problemas e/ou transtornos de aprendizagem;
  • Suporte, através dos professores e tutores.

Em caso de constatação da necessidade de envio de material especializado, o laudo apresentado pelo acadêmico deverá ser entregue no início do semestre. Caso houver evolução ou declínio do quadro clínico, o acadêmico deverá entregar o laudo atualizado para ser digitalizado e inserido junto ao cadastro do acadêmico.

Aos acadêmicos veteranos: ao declarar ter alguma necessidade educacional especial no ato da matrícula, passam a visualizar no AVA uma pendência de documento – esta trata do LAUDO, que deve ser digitalizado e inserido no sistema.

Aos acadêmicos ingressantes: necessitam, primeiramente, se declarar com necessidade educacional especial (quando se inscreve para o processo seletivo) e entregar o laudo comprobatório até o início do semestre letivo na secretaria.

Uma vez feita a declaração da necessidade educacional especial por parte do acadêmico, a secretaria fica habilitada a proceder com a digitalização do laudo.

ACOLHIMENTO E ORIENTAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

Sabemos que em muitos momentos, especialmente frente a uma situação de catástrofe ambiental, as demandas acadêmicas e profissionais podem parecer exaustivas e isso levar a casos de adoecimento psicológico, como ansiedade, depressão e até esgotamento emocional. Nesse momento é muito importante saber reconhecer os sintomas para conseguir gerenciá-los de forma mais eficaz.

Como eu faço para reconhecer os sintomas de ansiedade?

Isto pode ser relativo e individual, mas, de forma geral, alguns dos sintomas são: emoções excessivas e persistentes de tristeza, raiva, culpa, medo ou preocupação, insônia, humor deprimido, desânimo, irritação ou sentir que está com “os nervos à flor da pele”, indiferença afetiva (uma sensação de “tanto faz”, de estar “frio” afetivamente), evitar expressar e compartilhar sentimentos, aumento ou abuso de substâncias (remédios, álcool, cigarro e drogas), violência e agitação.

Como identificar se estou em um quadro depressivo?

A depressão pode se manifestar em todas as idades e as principais manifestações de sintomas são: isolamento social, baixa motivação para realização de tarefas que antes pareciam prazerosas, humor deprimido, fadiga constante, pensamentos negativos, sonolência excessiva e dificuldades de concentração.

ilustração de uma mulher triste, com pensamentos confusos

Como saber se estou com esgotamento emocional?

As principais manifestações do esgotamento emocional podem ser categorizadas em três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal. Na exaustão emocional, sintomas como baixa energia, fadiga persistente e sobrecarga emocional aparecem com muita intensidade. O cansaço parece não melhorar mesmo após um bom período de descanso, a falta de energia aparece até para as coisas do cotidiano e uma constante sensação de estar emocionalmente exaurido ou esgotado. Na despersonalização a pessoa passa a apresentar um distanciamento emocional, sente-se desconectado do trabalho e das pessoas ao seu redor. A negatividade também aparece em atitudes cínicas e negativas em relação ao trabalho e aos colegas podendo apresentar até uma tratativa insensível e impessoal com as pessoas. Na diminuição da realização pessoal, baixa satisfação com seu empenho acadêmico ou profissional, sentir-se menos eficiente e produtivo com uma constante sensação de que não está fazendo o seu melhor e perda de motivação para iniciar ou completar tarefas.

ilustração de uma mulher tapando os ouvidos, com várias mãos apontando para ela

Outros sintomas também podem se manifestar, como dificuldade de concentração, problemas com memória, sintomas físicos, problemas com sono e mudanças de humor, principalmente irritabilidade e impaciência.

Reconhecer esses sintomas de desregulação emocional e psicológicos são essenciais para conseguir manejar um tratamento adequado e garantir saúde e sucesso acadêmico.

Lembre-se, buscar ajuda e praticar o autocuidado são passos essenciais para manter o equilíbrio e o bem-estar durante a jornada acadêmica.

Lembre-se, buscar ajuda e praticar o autocuidado são passos essenciais para manter o equilíbrio e o bem-estar durante a jornada acadêmica.

EXERCÍCIOS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL

A ansiedade, como visto anteriormente, pode levar a emoções excessivas e persistentes que com o tempo podem impactar no rendimento acadêmico/profissional.

Para gerenciar a ansiedade, é importante:

Planejamento
Dividir grandes tarefas em etapas menores e criar cronogramas realistas.
Técnicas de Relaxamento
Praticar meditação, respiração profunda e exercícios físicos regulares.
Rede de Apoio
Conversar com colegas, amigos e buscar orientação de professores e conselheiros acadêmicos.

Nesses momentos respirar é preciso!

ilustração de uma mulher meditando

Nesses momentos respirar é preciso!

Em períodos de crise, é comum o aumento de nossos medos e ansiedades, e, por isso, precisamos de estratégias e ferramentas de cuidado que tragam sensações de maior estabilidade emocional.

Práticas como meditação e atividades físicas podem ajudar o corpo e a mente em períodos de estresse. Para auxiliar você nisto, consulte alguns aplicativos que buscam oferecer um manejo saudável para a ansiedade. Ficam algumas dicas!

ilustração de uma mulher meditando

Orientações psicopedagógicas:

  • Organização e planejamento
  • Estratégias para manter o foco e a concentração
  • Técnica pomodoro
  • Como reduzir a procrastinação

O que faço com o medo de morrer ou de perder pessoas próximas?

Tudo bem ter medo/receio de compartilhar seus sentimentos, isso pode ser novo para você. Tente, inicialmente, entender o que sente e considere a possibilidade de que outras pessoas ao seu redor podem se sentir como você ou podem estar confusas como você. Aos poucos, encontre oportunidades e relações que o façam sentir mais confortável para se expressar. Lembre-se que de que assim como os momentos bons que já viveu, os ruins e difíceis não duram para sempre.

ilustração de 5 pessoas se abraçando

Desenvolver habilidades para lidar com os desafios ou relembrar estratégias que você já utilizou em outros momentos difíceis pode ser útil. Sentir que pode contar com outras pessoas e que pode apoiá-las é algo que pode contribuir para a melhora do estado emocional. Emoções positivas têm efeito protetor contra doenças físicas e mentais. Compartilhar emoções com pais, cônjuges, filhos, amigos e colegas, mesmo que on-line, preenche e fortalece nossa necessidade de nos sentirmos amados pelos outros e de nos sentirmos importantes na vida dos outros.

Como me sentir competente e eficaz em minhas atividades?

Caso você perceba que está com dificuldade para seguir seu cronograma e resolver suas tarefas, evite uma postura julgadora ou crítica consigo mesmo. Afinal, é uma fase de adaptação para todos. Tente entender os motivos que fizeram você não seguir seu planejamento e busque alternativas para os próximos dias.

COMPROMISSO COM A COMUNIDADE

Diante da recente catástrofe que assolou o Rio Grande do Sul, o NUAPI (Núcleo de Apoio Psicopedagógico), representando a UNIASSELVI, manifesta sua solidariedade e apoio a todos aqueles que foram afetados com as consequências das chuvas e enchentes no Estado. Sabemos que este é um momento de grande dor e dificuldade para muitos de nossos colegas, alunos e suas famílias. Lamentamos pelas perdas irreparáveis de materiais, pessoas e animais queridos.

De maneira inegável, eventos desta natureza, de ordem climática, têm sido cada vez mais frequente em nosso país, de forma que eventualmente nos deparamos com tragédias relacionadas à situação de risco, emergências e desastres, onde precisamos, enquanto sociedade, de ações que possam efetivamente transformar e enfrentar nossa configuração ambiental atual.

ilustração de uma mulher diante de duas caixas empilhadas

Algumas experiências que, num sentido geral, são compartilhadas entre vítimas de desastres climáticos são: perdas de entes queridos, abandono repentino de residência, comércio e meios de subsistência, necessidade de se abrigar em locais nem sempre conhecidos, falta de comunicação e informações em relação à familiares e amigos e perdas de animais de estimação.

A vivência do luto tem também como função proporcionar a reconstrução de recursos e viabilizar um processo de adaptação às mudanças ocorridas em consequência das perdas. Compreender o papel do luto no processo de reconstrução perpassa pela forma como se deve entender estes momentos de tragédia.

A vivência do luto tem também como função proporcionar a reconstrução de recursos e viabilizar um processo de adaptação às mudanças ocorridas em consequência das perdas. Compreender o papel do luto no processo de reconstrução perpassa pela forma como se deve entender estes momentos de tragédia.

As ações para o manejo de desastres envolvem uma série de atores sociais da esfera pública, como órgãos governamentais, políticas públicas, direitos humanos e defesa civil, pautado numa postura ética e respeitosa frente à situação de abalo à dignidade humana. Assim, as pessoas afetadas, de modo geral, podem necessitar de algum tipo de suporte ou apoio para se recuperarem e voltarem à sua rotina de vida normal, contando com a sociedade civil e o governo.

Caso você esteja abrigado, saudável e em condições de oferecer ajuda, acolha da forma que for possível dentro da sua realidade, seja contribuindo com suprimentos de necessidades básicas, como alimentação, água ou informação de qualidade ou se voluntariando em alguma das diversas atividades que estão sendo realizadas no estado.

ilustração de uma mulher sorridente colocando uma pilha de roupas em uma caixa de doação

Frentes que estão realizando atividades de suporte:

  • Guia de cuidados médicos e sociais para atingidos pela enchente https://guiaenchenters.my.canva.site
  • Associação de Psiquiatria Cyro Martins - CCYM através de seu Programa de Formação em Psiquiatria desenvolveu o “ Projeto Solidário CCYM” em parceria com o InTCC e a Famaqui Terapias Integradas, para atendimento psiquiátrico gratuito à população atingida pela catástrofe climática no RS.
    Contato: (51) 99229-9387
  • Os terapeutas do CEFI oferecem terapia breve focal para indivíduos, casais e famílias que por conta das enchentes no RS estejam passando por sofrimento emocional e estejam necessitando de apoio.
    Contato: (51) 99229-9387
  • GRAD – Grupo de Resposta a Animais em desastres
  • CUFA – Central única das favelas está promovendo ação de arrecadação em diversas cidades do Estado atingidas por cheias ou com estragos pela chuva intensa. Confira contatos para encaminhamento de doações em cada um dos municípios:
  • Vila Resistência e Regiões em Santa Maria
  • CAFF – a Central de Doações do Rio Grande do Sul integra a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS.

Além disso, todas as agências dos Correios nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul (no RS, em parte das cidades) e no Distrito Federal estão recebendo e transportando doações gratuitamente para o Rio Grande do Sul, sem qualquer custo para os doadores. São aceitos: alimentos da cesta básica; água potável (prioritário), produtos de higiene pessoal; material de limpeza seco; itens de cama, mesa e banho; ração para pets.

ilustração de várias pessoas montando um quebra-cabeças gigante

O NUAPI, em nome da UNIASSELVI, reitera o compromisso com a comunidade acadêmica onde alguns encaminhamentos têm sido adotados pela instituição. Aos acadêmicos residentes no Rio Grande do Sul que precisam realizar seus estágios, será disponibilizada a reposição sem custo. Caso já tenha dado início poderá aproveitar a carga horária já realizada. Caso opte em realizar em outro momento, o aluno deverá se matricular novamente, apresentar a documentação iniciada, realizar a diferença e fazer novamente a entrega da documentação. Aos que possuem as condições de finalizar o estágio de forma presencial poderá ser dado continuidade de acordo com o cronograma, dentro das possibilidades. Na impossibilidade de seguir o cronograma, o acadêmico fará o estágio de forma online finalizando, então, a carga horária do estágio já iniciado de acordo com a organização que será alinhada internamente.

Para os colaboradores, a Uniasselvi realizará o adiantamento do 13º salário e a possibilidade de atendimento via telemedicina, onde foi disponibilizado um pas para o acesso.

Frente a essa situação, queremos reforçar que a Uniasselvi está unida em um espírito de apoio mútuo e solidariedade. Nosso compromisso é proporcionar o suporte necessário e possível para aqueles que foram afetados, buscando, assim, contribuir com a situação de maneira pontual, levando em consideração aspectos sociais, materiais e psicológicos que possam ocorrer neste momento.

COMO NOS CONTATAR

ilustração de duas mãos se cumprimentando

Caso você precise de atendimentos vinculados ao NUAPI, pode abrir um protocolo através do caminho Atendimentos – Novo Atendimento - Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NUAP). Assim, há as seguintes opções de suporte: adaptação de materiais; intérprete educacional; acadêmico - laudo (PNE); envio provas ampliadas; dificuldades de aprendizagem; rede de apoio.

Especificamente nos casos da tragédia no Rio Grande do Sul, o caminho indicado é de Rede de Apoio.

Especificamente nos casos da tragédia no Rio Grande do Sul, o caminho indicado é de Rede de Apoio.

POLOS/NOTÍCIAS

Quer saber mais sobre como a Uniasselvi e o Nuapi fazem inclusão? Acesse o portal de notícias da Uniasselvi: https://portal.uniasselvi.com.br/noticias/inclusao

DOCUMENTOS

Ficou curioso para saber mais sobre a política do Núcleo e nosso plano de acessibilidade? Clique nas capas abaixo para ser direcionado aos PDFs relacionados.


expand_less