VOCÊ CONHECE O NUAPI?
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusivo (NUAPI) é um órgão
consultivo e deliberativo voltado aos projetos institucionais de
apoio ao acadêmico do Centro Universitário Leonardo da Vinci –
UNIASSELVI. Este núcleo procura atender aos estudantes em suas
necessidades individuais e coletivas, emocionais e cognitivas,
sociais e científicas, vocacionais e profissionais. Ou seja, o
núcleo atua a partir de diversas formas de aprender, de ser e
de se relacionar com o dinâmico e interdisciplinar mundo acadêmico
e do trabalho.
PcD
A Uniasselvi, junto à coordenação dos cursos, estabeleceu ações
de atendimento à Pessoa com Deficiência (PcD) que vão, desde o processo
seletivo até a matrícula e depois no seu dia a dia no percurso
acadêmico, visando melhor atender aos acadêmicos PcD.
- Processo seletivo
-
O candidato tem à disposição o acompanhamento
e as adaptações de acordo com a necessidade educacional especial,
de modo a atender ao futuro acadêmico em seu momento de vestibular.
- Matrícula
-
Para efetivar a matrícula, é necessário que a
Uniasselvi insira o laudo médico do acadêmico no sistema junto a
seu cadastro para que possam ser analisados pela gerência acadêmica
e assim possa o coordenador do respectivo curso fazer os devidos
encaminhamentos.
O laudo deverá contemplar os seguintes critérios:
O documento deverá ser em forma de laudo, que apresente de forma clara o tipo
de deficiência e/ou transtorno
|
O laudo deve vir detalhado com as informações sobre a deficiência e/ou transtorno
e suas particularidades, bem como a referência do (CID-10)
|
O laudo deve estar em papel timbrado, expedido pelo consultório, incluindo endereço
e telefone para eventuais dúvidas que possam surgir
|
Somente LAUDOS serão aceitos e não ATESTADOS
|
Anexar ao laudo a identificação do acadêmico: nome completo, matrícula, turma,
polo
|
Acredita-se que, desta forma, a Uniasselvi possa melhor promover a
inclusão pedagógica e atitudinal das pessoas com necessidades
especiais. Essas ações permitirão analisar a situação de cada
acadêmico, e atendê-lo da melhor maneira possível, pois, a partir
da análise dos laudos, a Uniasselvi oferece:
-
Material adaptado;
-
Intérprete educacional ou de libras;
-
Provas adaptadas;
-
Orientações aos tutores – acadêmicos com problemas e/ou transtornos de
aprendizagem;
-
Suporte, através dos professores e tutores.
Em caso de constatação da necessidade de envio de material
especializado, o laudo apresentado pelo acadêmico deverá ser
entregue no início do semestre. Caso houver evolução ou declínio
do quadro clínico, o acadêmico deverá entregar o laudo atualizado
para ser digitalizado e inserido junto ao cadastro do acadêmico.
Aos acadêmicos veteranos: ao declarar ter alguma necessidade
educacional especial no ato da matrícula, passam a visualizar no
AVA uma pendência de documento – esta trata do LAUDO, que deve ser
digitalizado e inserido no sistema.
Aos acadêmicos ingressantes: necessitam, primeiramente, se declarar
com necessidade educacional especial (quando se inscreve para o
processo seletivo) e entregar o laudo comprobatório até o início
do semestre letivo na secretaria.
Uma vez feita a declaração da necessidade educacional especial por
parte do acadêmico, a secretaria fica habilitada a proceder com a
digitalização do laudo.
ACOLHIMENTO E ORIENTAÇÃO EM SAÚDE MENTAL
Sabemos que em muitos momentos, especialmente frente a uma
situação de catástrofe ambiental, as demandas acadêmicas e
profissionais podem parecer exaustivas e isso levar a casos
de adoecimento psicológico, como ansiedade, depressão e até
esgotamento emocional. Nesse momento é muito importante saber
reconhecer os sintomas para conseguir gerenciá-los de forma
mais eficaz.
Como eu faço para reconhecer os sintomas de ansiedade?
Isto pode ser relativo e individual, mas, de forma geral, alguns
dos sintomas são: emoções excessivas e persistentes de tristeza,
raiva, culpa, medo ou preocupação, insônia, humor deprimido,
desânimo, irritação ou sentir que está com “os nervos à flor da
pele”, indiferença afetiva (uma sensação de “tanto faz”, de estar
“frio” afetivamente), evitar expressar e compartilhar sentimentos,
aumento ou abuso de substâncias (remédios, álcool, cigarro e drogas),
violência e agitação.
Como identificar se estou em um quadro depressivo?
A depressão pode se manifestar em todas as idades e as principais
manifestações de sintomas são: isolamento social, baixa motivação
para realização de tarefas que antes pareciam prazerosas, humor
deprimido, fadiga constante, pensamentos negativos, sonolência
excessiva e dificuldades de concentração.
Como saber se estou com esgotamento emocional?
As principais manifestações do esgotamento emocional podem ser
categorizadas em três dimensões: exaustão emocional, despersonalização
e diminuição da realização pessoal. Na exaustão emocional, sintomas
como baixa energia, fadiga persistente e sobrecarga emocional
aparecem com muita intensidade. O cansaço parece não melhorar mesmo
após um bom período de descanso, a falta de energia aparece até
para as coisas do cotidiano e uma constante sensação de estar
emocionalmente exaurido ou esgotado. Na despersonalização a pessoa
passa a apresentar um distanciamento emocional, sente-se
desconectado do trabalho e das pessoas ao seu redor. A negatividade
também aparece em atitudes cínicas e negativas em relação ao
trabalho e aos colegas podendo apresentar até uma tratativa
insensível e impessoal com as pessoas. Na diminuição da realização
pessoal, baixa satisfação com seu empenho acadêmico ou profissional,
sentir-se menos eficiente e produtivo com uma constante sensação de
que não está fazendo o seu melhor e perda de motivação para iniciar
ou completar tarefas.
Outros sintomas também podem se manifestar, como dificuldade de
concentração, problemas com memória, sintomas físicos, problemas
com sono e mudanças de humor, principalmente irritabilidade e
impaciência.
Reconhecer esses sintomas de desregulação emocional e psicológicos
são essenciais para conseguir manejar um tratamento adequado e
garantir saúde e sucesso acadêmico.
Lembre-se, buscar ajuda e praticar o autocuidado são passos
essenciais para manter o equilíbrio e o bem-estar durante a jornada
acadêmica.
Lembre-se, buscar ajuda e praticar o autocuidado são passos
essenciais para manter o equilíbrio e o bem-estar durante a jornada
acadêmica.
EXERCÍCIOS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL
A ansiedade, como visto anteriormente, pode levar a emoções
excessivas e persistentes que com o tempo podem impactar no
rendimento acadêmico/profissional.
Para gerenciar a ansiedade, é importante:
- Planejamento
-
Dividir grandes tarefas em etapas menores
e criar cronogramas realistas.
- Técnicas de Relaxamento
-
Praticar meditação, respiração
profunda e exercícios físicos regulares.
- Rede de Apoio
-
Conversar com colegas, amigos e buscar
orientação de professores e conselheiros acadêmicos.
Nesses momentos respirar é preciso!
Nesses momentos respirar é preciso!
Em períodos de crise, é comum o aumento de nossos medos e ansiedades,
e, por isso, precisamos de estratégias e ferramentas de cuidado que
tragam sensações de maior estabilidade emocional.
Práticas como meditação e atividades físicas podem ajudar o corpo e
a mente em períodos de estresse. Para auxiliar você nisto, consulte
alguns aplicativos que buscam oferecer um manejo saudável para a
ansiedade. Ficam algumas dicas!
Aplicativo |
Dispositivos disponíveis |
Querida Ansiedade |
iOS, Android e online |
Pacifica |
iOS, Android e online |
Self-help Anxiety Management |
iOS e Android |
Mind Shift |
iOS e Android |
Be Okay |
iOS |
Headspace |
iOS e Android |
Relax Melodies |
iOS e Android |
Anti-Stress quotes |
iOS e Android |
Calm |
iOS e Android |
Worry Box – Anxiety Self Help |
iOS e Android |
Lojong |
iOS e Android |
Daylio |
iOS e Android |
Rootd |
iOS e Android |
Meditopia |
iOS e Android |
Orientações psicopedagógicas:
-
Organização e planejamento
-
Estratégias para manter o foco e a concentração
-
Técnica pomodoro
-
Como reduzir a procrastinação
O que faço com o medo de morrer ou de perder pessoas próximas?
Tudo bem ter medo/receio de compartilhar seus sentimentos, isso
pode ser novo para você. Tente, inicialmente, entender o que sente
e considere a possibilidade de que outras pessoas ao seu redor
podem se sentir como você ou podem estar confusas como você. Aos
poucos, encontre oportunidades e relações que o façam sentir mais
confortável para se expressar. Lembre-se que de que assim como os
momentos bons que já viveu, os ruins e difíceis não duram para sempre.
Desenvolver habilidades para lidar com os desafios ou relembrar
estratégias que você já utilizou em outros momentos difíceis
pode ser útil. Sentir que pode contar com outras pessoas e que
pode apoiá-las é algo que pode contribuir para a melhora do estado
emocional. Emoções positivas têm efeito protetor contra doenças
físicas e mentais. Compartilhar emoções com pais, cônjuges, filhos,
amigos e colegas, mesmo que on-line, preenche e fortalece nossa
necessidade de nos sentirmos amados pelos outros e de nos sentirmos
importantes na vida dos outros.
Como me sentir competente e eficaz em minhas atividades?
Caso você perceba que está com dificuldade para seguir seu
cronograma e resolver suas tarefas, evite uma postura julgadora
ou crítica consigo mesmo. Afinal, é uma fase de adaptação para
todos. Tente entender os motivos que fizeram você não seguir
seu planejamento e busque alternativas para os próximos dias.
COMPROMISSO COM A COMUNIDADE
Diante da recente catástrofe que assolou o Rio Grande do Sul, o
NUAPI (Núcleo de Apoio Psicopedagógico), representando a UNIASSELVI,
manifesta sua solidariedade e apoio a todos aqueles que foram
afetados com as consequências das chuvas e enchentes no Estado.
Sabemos que este é um momento de grande dor e dificuldade para
muitos de nossos colegas, alunos e suas famílias. Lamentamos pelas
perdas irreparáveis de materiais, pessoas e animais queridos.
De maneira inegável, eventos desta natureza, de ordem climática,
têm sido cada vez mais frequente em nosso país, de forma que
eventualmente nos deparamos com tragédias relacionadas à situação
de risco, emergências e desastres, onde precisamos, enquanto
sociedade, de ações que possam efetivamente transformar e enfrentar
nossa configuração ambiental atual.
Algumas experiências que, num sentido geral, são compartilhadas
entre vítimas de desastres climáticos são: perdas de entes queridos,
abandono repentino de residência, comércio e meios de subsistência,
necessidade de se abrigar em locais nem sempre conhecidos, falta de
comunicação e informações em relação à familiares e amigos e perdas
de animais de estimação.
A vivência do luto tem também como função proporcionar a reconstrução
de recursos e viabilizar um processo de adaptação às mudanças
ocorridas em consequência das perdas. Compreender o papel do luto
no processo de reconstrução perpassa pela forma como se deve entender
estes momentos de tragédia.
A vivência do luto tem também como função proporcionar a reconstrução
de recursos e viabilizar um processo de adaptação às mudanças
ocorridas em consequência das perdas. Compreender o papel do luto
no processo de reconstrução perpassa pela forma como se deve entender
estes momentos de tragédia.
As ações para o manejo de desastres envolvem uma série de atores
sociais da esfera pública, como órgãos governamentais, políticas
públicas, direitos humanos e defesa civil, pautado numa postura
ética e respeitosa frente à situação de abalo à dignidade humana.
Assim, as pessoas afetadas, de modo geral, podem necessitar de algum
tipo de suporte ou apoio para se recuperarem e voltarem à sua rotina
de vida normal, contando com a sociedade civil e o governo.
Caso você esteja abrigado, saudável e em condições de oferecer ajuda,
acolha da forma que for possível dentro da sua realidade, seja
contribuindo com suprimentos de necessidades básicas, como
alimentação, água ou informação de qualidade ou se voluntariando em
alguma das diversas atividades que estão sendo realizadas no estado.
Frentes que estão realizando atividades de suporte:
-
Guia de cuidados médicos e sociais para atingidos pela
enchente
https://guiaenchenters.my.canva.site
-
Associação de Psiquiatria Cyro Martins - CCYM através
de seu Programa de Formação em Psiquiatria desenvolveu
o “ Projeto Solidário CCYM” em parceria com o InTCC e a
Famaqui Terapias Integradas, para atendimento psiquiátrico
gratuito à população atingida pela catástrofe climática no RS.
Contato: (51) 99229-9387
-
Os terapeutas do CEFI oferecem terapia breve focal para
indivíduos, casais e famílias que por conta das enchentes
no RS estejam passando por sofrimento emocional e estejam
necessitando de apoio.
Contato: (51) 99229-9387
-
GRAD – Grupo de Resposta a Animais em desastres
-
CUFA – Central única das favelas está promovendo ação de
arrecadação em diversas cidades do Estado atingidas por
cheias ou com estragos pela chuva intensa. Confira contatos
para encaminhamento de doações em cada um dos municípios:
Esteio: Eduardo Cardoso – (51) 99938-3662 |
Montenegro: Rogério Santos – (51) 98184-4018 |
São Leopoldo: Pablo Dalavera – (51) 99238-8068 |
Alvorada: Rodrigo Borba – (51) 98444-5278 |
Sapucaia do Sul: Fábio Evangelista – (51) 99943-6779 |
Santa Maria: Abraão da Silva – (55) 99215-9096 |
Porto Alegre, Vale do Taquari ou outras regiões:
Junior Torres – (55) 99659-2525 |
-
Vila Resistência e Regiões em Santa Maria
-
CAFF – a Central de Doações do Rio Grande do Sul
integra a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa
Civil do RS.
Local: Centro Administrativo Fernando Ferrari |
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1501 |
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira, das 08h30 às 18h00 |
Contato: (51) 3288-6781 |
Email:
relacoes-comunitarias@casamilitar.rs.gov.br
|
Além disso, todas as agências dos Correios nas regiões Nordeste,
Sudeste e Sul (no RS, em parte das cidades) e no Distrito Federal
estão recebendo e transportando doações gratuitamente para o Rio
Grande do Sul, sem qualquer custo para os doadores. São aceitos:
alimentos da cesta básica; água potável (prioritário), produtos de
higiene pessoal; material de limpeza seco; itens de cama, mesa e
banho; ração para pets.
O NUAPI, em nome da UNIASSELVI, reitera o compromisso com a comunidade
acadêmica onde alguns encaminhamentos têm sido adotados pela instituição.
Aos acadêmicos residentes no Rio Grande do Sul que precisam realizar seus
estágios, será disponibilizada a reposição sem custo. Caso já tenha dado
início poderá aproveitar a carga horária já realizada. Caso opte em
realizar em outro momento, o aluno deverá se matricular novamente,
apresentar a documentação iniciada, realizar a diferença e fazer
novamente a entrega da documentação. Aos que possuem as condições de
finalizar o estágio de forma presencial poderá ser dado continuidade de
acordo com o cronograma, dentro das possibilidades. Na impossibilidade de
seguir o cronograma, o acadêmico fará o estágio de forma online
finalizando, então, a carga horária do estágio já iniciado de acordo com
a organização que será alinhada internamente.
Para os colaboradores, a Uniasselvi realizará o adiantamento do 13º
salário e a possibilidade de atendimento via telemedicina, onde foi
disponibilizado um pas para o acesso.
Frente a essa situação, queremos reforçar que a Uniasselvi está unida
em um espírito de apoio mútuo e solidariedade. Nosso compromisso é
proporcionar o suporte necessário e possível para aqueles que foram
afetados, buscando, assim, contribuir com a situação de maneira
pontual, levando em consideração aspectos sociais, materiais e
psicológicos que possam ocorrer neste momento.
COMO NOS CONTATAR
Caso você precise de atendimentos vinculados ao NUAPI, pode abrir
um protocolo através do caminho Atendimentos – Novo Atendimento -
Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NUAP). Assim, há as seguintes
opções de suporte: adaptação de materiais; intérprete educacional;
acadêmico - laudo (PNE); envio provas ampliadas; dificuldades de
aprendizagem; rede de apoio.
Especificamente nos casos da tragédia no Rio Grande do Sul, o
caminho indicado é de Rede de Apoio.
Especificamente nos casos da tragédia no Rio Grande do Sul, o
caminho indicado é de Rede de Apoio.
DOCUMENTOS
Ficou curioso para saber mais sobre a política do Núcleo e
nosso plano de acessibilidade? Clique nas capas abaixo para
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