PROGRAMAS DE
EXTENSÃO

Apresentação do NUPEX

O Núcleo de Programas de Extensão (NUPEX) é um órgão de apoio aos atores pedagógicos, comunidade interna e externa, que estejam envolvidos nos programas, projetos, eventos, cursos e produções intelectuais destinadas e/ou originadas das modalidades de extensão.

NUPEX

ENTENDA A EXTENSÃO:

Para o acadêmico, a Extensão possibilita uma formação para além da sala de aula, próxima ao ambiente que o futuro profissional irá atuar. Colabora para que este reconheça a realidade e os anseios da comunidade regional e possa aplicar os conhecimentos acadêmicos.

Na contrapartida, a comunidade se beneficia com as ações planejadas pela Instituição de Ensino Superior (IES) e desenvolvidas pelos acadêmicos, no intuito de compartilhar os conhecimentos e soluções disponíveis no campo científico.

Ao final das ações extensionistas, a IES é alimentada pelas perspectivas da sociedade e do acadêmico, que vão da satisfação à inquietude, e incitam a mudança nos currículos dos cursos, no intuito de habilitar profissionais cada vez mais qualificados para o exercício de suas atribuições e para atender às demandas da sociedade.

Este diálogo entre a comunidade (o saber popular) e a IES (saber científico) especialmente para os cursos de graduação na modalidade a distância, que atendem alunos de várias localidades, abre espaço para os avanços na esfera acadêmica, na discussão das diferenças socioculturais inerentes à realidade brasileira.

Bolsista Uniedu – estudo/extensão, confira as orientações para o desenvolvimento do seu projeto de Extensão clicando no Menu a seguir:

BOLSA UNIEDU

O Uniedu é um programa de bolsas universitárias específicas para o estado de Santa Catarina. É o único no país que concede bolsas de pesquisa e extensão para acadêmicos do ensino a distância.

Ao participar do programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, você deverá cumprir com 20h de ação social semestrais, por meio de programas e projetos de Estudo com visão socioeducativa, conforme a lei Complementar nº 281/2005, disponível neste edital.


ATENÇÃO
Atenção

Ao ser contemplado com a Bolsa UNIEDU, você deverá seguir o passo a passo,
(indicados na guia ao lado), para o desenvolvimento das atividades
socioeducativas relacionadas ao projeto que você escolheu, observando os prazos para a entrega de cada item.


Para ter acesso a mais informações, você também poderá consultar o site do Uniedu, por meio do link https://bolsasuniedu.sed.sc.gov.br/wwpbaseobjects.home.aspx .

ESCOLHA O SEU PROJETO

Agora que você já foi contemplado com a Bolsa Uniedu – Estudo, é o momento de escolher o projeto que você irá desenvolver na contrapartida das 20h em atividades socioeducativas.

Importante: você deverá desenvolver um projeto que está autorizado para o seu curso de graduação.

Acesse este link e confira quais são os temas indicados. Observe que os temas estão separados por curso, portanto, verifique atentamente, pois deverá escolher um tema que está disponível na lista do seu curso de graduação.

Para conhecer as atividades que deverão ser desenvolvidas no projeto que você escolheu, acesse esta página.

Neste item, é possível consultar as atividades que deverá executar, de acordo com o Cronograma de Aplicação do Projeto e compreender os objetivos, justificativa teórica e metodologia. Além disso, conseguirá identificar os locais que você poderá realizar o projeto escolhido.

ATENÇÃO
Atenção

As atividades podem ser desenvolvidas com mais bolsistas, mas reforçamos que as documentações devem ser preenchidas individualmente, ou seja, o bolsista tem o dever e a responsabilidade de preencher o seu próprio documento, descrevendo as atividades realizadas por si e incluir demais informações solicitadas no documento.

ONDE APLICAR O PROJETO

Por ser um projeto com o intuito de ação social, você NÃO poderá desenvolvê-lo em instituições particulares com fins lucrativos.

Verifique na descrição do projeto que você escolheu, quais são os locais indicados para a realização das atividades e escolha uma instituição na sua cidade.

ATENÇÃO
Atenção

Lembre-se que o CNPJ, bem como o carimbo da instituição escolhida, são itens necessários e deverão obrigatoriamente constar na Ficha de Frequência, posteriormente.



Certifique-se de que a instituição escolhida esteja regular junto à Receita Federal e operando normalmente. Sugerimos também que consulte o CNPJ no site da Receita Federal, para conferir se o local atende aos critérios da Bolsa, em relação à Natureza Jurídica.

São exemplos de Natureza Jurídica que contemplam o projeto: Associação Privada, Organização Religiosa, ONG, Município, Secretaria da Educação/Saúde, Fundo Público da Administração Direta Municipal, Entidade Sindical.

Veja o exemplo a seguir:

SE O SEU CURSO DE GRADUAÇÃO É:
SE ESCOLHER O TEMA:
Administração
Aedes Aegypti - Sensibilização e Atitude
OS LOCAIS DISPONÍVEIS PARA REALIZAR SÃO:
EXEMPLOS DE NATUREZA JURÍDICA (CONSULTA CNPJ):
  • Escolas estaduais e municipais;
  • Programas sociais e educativos;
  • Entidades religiosas: paróquias, comunidades, grupos de jovens, conselhos pastorais e outros;
  • Organização não Governamental (ONG´s), asilos, orfanatos, casas lares, centros de atendimento ao menor, rede feminina;
  • Grupos sociais organizados: terceira idade, sindicatos, associações de bairros e outros.
Organização Religiosa, Associação Privada, ONG.

INÍCIO DAS ATIVIDADES

Você já escolheu o projeto e o local para desenvolver as atividades. Agora é a hora de fazer contato com a instituição e verificar se poderão recebê-lo. Para isso:

  • Para que possa se apresentar devidamente ao local, imprima a Carta de Apresentação, solicite a assinatura ao Articulador do Polo de Apoio no qual você está matriculado e entregue-a para o responsável da instituição escolhida.
  • Acesse a descrição do seu projeto e procure pelo CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DO PROJETO.
    Perceba que o cronograma de cada projeto está dividido por Etapa e Carga horária*. Assim, você terá uma visão geral das ações que deve realizar durante o projeto (podendo apresentá-las aos responsáveis pela instituição escolhida) e a carga horária que deverá seguir, para cada etapa.

*Carga horária: a quantidade máxima de horas que você poderá desenvolver por dia é 8 (oito) horas. Projetos em que as etapas compreendem mais de 8 (oito) horas deverão ser divididos em mais dias de aplicação, para que não ultrapassem a quantidade diária permitida.

Veja o exemplo a seguir:

SE O SEU CURSO DE GRADUAÇÃO É:
SE ESCOLHER O TEMA:
Administração
Aedes Aegypti - Sensibilização e Atitude
CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DO PROJETO
1. Contato com a comunidade   1h
  • Apresentação do projeto.
  • Escolha das atividades a serem realizadas e montagem dos materiais.

2. Primeiro encontro   3h
  • Levantamento dos conhecimentos prévios.
  • Apresentação do projeto através de uma das atividades escolhidas (descrevê-la).
  • Contato com parceiros para arrecadação de material para divulgação (folder, panfleto de campanhas sobre o assunto).

3. Segundo encontro - Montagem da armadilha para mosquito   6h
  • Montagem da armadilha para mosquito.
  • Construção do cronograma de responsabilidade dos participantes para com a armadilha para mosquito.
  • Mutirão contra o mosquito.

4. Acompanhamento da armadilha para mosquito e elaboração da apresentação do projeto.   5h
  • Acompanhamento dos dados encontrados com a armadilha para mosquito.
  • Preparação do espaço, dos materiais e dos participantes para apresentação das atividades de encerramento do projeto.

5. Apresentação e encerramento do projeto na comunidade.   5h
  • Apresentação do projeto na comunidade.
  • Elaboração do portfólio do projeto, coleta de assinaturas de autorização de uso de imagem, registros fotográficos e finalização do projeto.

FICHA DE FREQUÊNCIA

Uma vez que a instituição escolhida aceitou a realização do seu projeto, você deve se organizar para realizá-lo. Para isso, imprima a Ficha de Frequência, preencha com as informações adequadamente e colete a assinatura do responsável pela instituição, a cada atividade realizada.
Ao concluir todas as atividades, solicite a assinatura e carimbo da instituição no local indicado no arquivo.

Observação: Se você escolheu o projeto MAPA DA VIRADA, deverá usar esta Ficha de Frequência, considerando a exigência de que o projeto deve ser realizado em uma empresa que possua uma Associação Parceira que a represente, como: Associação Empresarial, Comercial, Industrial, Cooperativa, Sindicato.
Exemplos de associações parceiras: CDL, ACIJ, ACIMVI, Associação Industrial, etc.

Atente para as seguintes orientações no preenchimento da Ficha de Frequência:

  • A Ficha de Frequência não deve apresentar rasuras, pois se trata de um documento oficial. Observação: falsificar documento público é crime, segundo o art. 297 – falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro, sob pena de reclusão de dois a seis anos, e multa.
  • O bolsista tem o dever de preencher a sua Ficha de Frequência, inserindo todos os dados solicitados e descrevendo as atividades realizadas por si. Também tem a responsabilidade de coletar, de forma individual, as assinaturas e carimbo da instituição escolhida, em seu próprio documento.
  • As ações registradas a cada dia devem ser coerentes com as atividades previstas no projeto, disponível no CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO (arquivo do tema escolhido), totalizando 20h;
  • O responsável pela instituição escolhida deverá assinar à caneta ao lado de cada ação/atividades (assinatura ou rubrica) e, ao final do documento, no campo solicitado, juntamente com o carimbo e CNPJ da instituição;
  • Deve obrigatoriamente conter o carimbo da instituição escolhida;
  • Deve obrigatoriamente conter a indicação do CNPJ da instituição escolhida;
  • Ao findar as 20h, você deverá enviar a Ficha de Frequência, em formato PDF, por Protocolo de Atendimento, através do canal: ATENDIMENTO > NOVO ATENDIMENTO > BOLSA DE ESTUDOS UNIEDU > UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO - ENVIO DA FICHA DE FREQUÊNCIA.
Importante: Acompanhe o atendimento do Protocolo, pois poderão ser solicitados ajustes na documentação.

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REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Para a comprovação do desenvolvimento das atividades do seu projeto de Estudo, a realização de registros fotográficos é OPCIONAL, porém, recomendada. Para realizar registros fotográficos, solicite a autorização da instituição escolhida, utilizando a Autorização para uso de som e imagem.


Os registros fotográficos são utilizados para compor o portfólio das atividades de Estudo dos cursos de graduação, contribuindo para comprovação dos projetos desenvolvidos pelos bolsistas. Portanto, é fundamental que os registros fotográficos incluam interações e engajamento dos membros da comunidade envolvida no projeto.

Certifique-se de capturar imagens que mostrem claramente o envolvimento e a participação ativa da comunidade nas atividades desenvolvidas. Elas devem ilustrar as interações entre os bolsistas e a comunidade, destacando a colaboração e o impacto positivo da contrapartida.


Lembre-se que as imagens não devem estar anexadas em quaisquer documentos, mas sim, enviadas separadamente, por meio de Protocolo de Atendimento: ATENDIMENTO > NOVO ATENDIMENTO > BOLSA DE ESTUDOS UNIEDU > UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO - ORIENTAÇÃO SOBRE OS PROJETOS.

QUESTIONÁRIO

Até o momento, você já realizou a entrega da Ficha de Frequência e a equipe interna da Uniasselvi já conferiu e atualizou o status para “Deferido”, certo?

Você também já enviou as fotos da realização do seu projeto (caso tenhas conseguido providenciá-las)?

ATENÇÃO
Atenção

Para o próximo passo, destacamos a importância de revisar todo o processo
já realizado, para verificar se, de fato, você cumpriu com as etapas mencionadas.
Lembre-se que, para ter o seu Questionário respondido de forma coerente ao seu
projeto, você deverá ter a Ficha de Frequência validada pela
equipe interna da Uniasselvi.


Após a conclusão dos passos anteriores (entrega e deferimento da Ficha de Frequência e envio das fotos do seu projeto), agora você deverá responder ao Questionário, disponível em MEU CURSO > PARA ALUNOS BOLSISTAS > RESPONDER AO QUESTIONÁRIO.

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COMPROVAÇÃO DAS ATIVIDADES

Agora que você já entregou a Ficha de Frequência e a equipe interna da Uniasselvi atualizou o status para “Deferido”, assim como você já nos enviou as fotos do seu projeto e respondeu ao Questionário, chegou o momento de enviar, por meio de Protocolo de Atendimento, a Comprovação de Participação em Projeto Social com Visão Educativa.

ATENÇÃO
Atenção

Reforçamos que este também é um documento oficial, portanto, deve seguir as exigências de preenchimento, conforme modelo disponibilizado. Se houver itens que não foram preenchidos de forma adequada e conter rasuras/erros no documento, bem como na sua digitalização (interferência de luz e sombras, objetos ou falta de enquadramento), ou se o arquivo não estiver em PDF, o documento será indeferido. Além disso, ainda que as atividades possam ser desenvolvidas com mais bolsistas, o dever e a responsabilidade de preencher a Declaração de 20 horas é individual, ou seja, o bolsista deve contextualizar individualmente suas percepções, descrevendo as atividades realizadas por si e incluir demais informações solicitadas no documento.

Atente para as seguintes orientações no preenchimento da Declaração de 20h:

  1. Faça o download da Comprovação de participação em Projeto Social com Visão Educativa;
  2. Lembre-se de acessar o modelo preenchido da Comprovação de Participação em Projeto Social para ter acesso a um exemplo de como esta declaração deverá ser preenchida corretamente;
    Observação: Para sua elaboração, você pode se inspirar nos “resumos” e “contribuições” de cada Projeto.

    Em relação ao preenchimento do campo “Participação do bolsista no Projeto”, é necessário que você inclua as contribuições da participação junto à comunidade, além da interação/orientação que obteve com a Uniasselvi (conforme orientação no próprio modelo).
  3. Depois de preencher todos os campos, você deverá imprimir, assinar à caneta e salvar a declaração em formato PDF (as duas páginas devem compor um único arquivo) para então solicitar a assinatura/carimbo do responsável da Uniasselvi, por meio de Protocolo de Atendimento.

Após preencher a declaração seguindo todas as orientações acima, acesse o seu AVA e envie o arquivo, por meio do canal: ATENDIMENTO > NOVO ATENDIMENTO > BOLSAS DE ESTUDOS UNIEDU > UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO - ENVIO DA DECLARAÇÃO DE 20H.

Em seguida, você deve aguardar a finalização do atendimento, quando receberá a declaração de “Comprovação de Participação em Projeto Social com Visão Educativa”, devidamente assinada e carimbada.

Importante: Acompanhe o atendimento do Protocolo, pois poderão ser solicitados ajustes na documentação.

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Posteriormente, você deverá anexar esta declaração (contendo as assinaturas oficiais) no site do Uniedu, por meio da aba: COMPROVANTES > PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA, seguindo o cronograma indicado no próprio site.

ATENÇÃO AOS PRAZOS

Bolsista!

Chegamos ao semestre de 2025/1 e, antes de dar início ao seu projeto, é importante que você tenha acesso aos prazos para a entrega de cada etapa da contrapartida.

Portanto, como já é de conhecimento, organize-se para entregar a Ficha de Frequência, responder ao Questionário e enviar a Declaração de 20 horas à UNIASSELVI, conforme o passo a passo e considerando os prazos a seguir:

Ficha de Frequência
Entregar antes do dia 13/06/2025.
Fotos
Entregar antes do dia 13/06/2025.
Questionário
Responder entre 20/05/2025 a 20/06/2025.
Comprovação de Participação (Declaração de 20h)
Enviar para assinatura/carimbo antes do dia 20/06/2025.

ATENÇÃO
Atenção

Bolsista, é necessário que cumpra com as etapas, seguindo a sequência correta dos passos e dentro dos prazos mencionados anteriormente. O não cumprimento dos requisitos obrigatórios, dentro dos prazos estipulados, implicará na devolução dos recursos recebidos.


INFORMAÇÕES SOBRE A DEVOLUTIVA DO RECURSO AO ESTADO

ATENÇÃO
Atenção

Bolsista, todos os documentos solicitados para a execução do seu projeto sãooficiais. Logo, é necessário seguir as instruções apresentadas e fazer as correções solicitadas pelo Tutor Interno.
Além disso, é importante que cumpra todas as etapas da contrapartida do seu benefício para que não haja necessidade de devolução dos recursos.

Desejamos que desfrutes dessa oportunidade que o Uniedu lhe oferece e qualquer dúvida, estamos à disposição em nossos canais de atendimento.


Em atendimento ao previsto no Art 12, do Decreto 470/2020:

Inciso XV – Fica a cargo do bolsista a obrigação de restituir à SED, no prazo de 30 (trinta) dias após o recebimento, os eventuais benefícios pagos indevidamente, bem como os valores correspondentes a todos os benefícios recebidos devidamente atualizados pelo INPC e acrescidos de juros de 1% (um por cento) ao mês ou fração nos casos de:

  • Abandono do curso durante a vigência do CAFE;
  • Desistência do curso sem justificativa aceita pela equipe técnica ou comissão de fiscalização;
  • Acumulação de bolsas de estudo concedidas com recursos públicos;
  • Constatação de inidoneidade de documento apresentado ou falsidade de informação prestada pelo bolsista;
  • Não atendimento à notificação para regularização de obrigação sanável;
  • Notificação para divulgação de recursos decorrentes de grave descumprimento de obrigação.

Para mais informações, acesse: https://leisestaduais.com.br/sc/decreto-n-470-2020-santa-catarina-institui-o-programa-de-bolsas-universitarias-de-santa-catarina-uniedu-dispoe-sobre-a-celebracao-de-contrato-de-assistencia-financeira-estudantil-e-estabelece-outras-providencias

PERGUNTAS FREQUENTES

Professor Você será avisado sobre a falta de alguma informação ou ajuste de qualquer documentação entregue. Portanto, fique atento especialmente aos Protocolos de Atendimento.
Professor

Acesse: ATENDIMENTO > NOVO ATENDIMENTO > BOLSE DE ESTUDOS UNIEDU > UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO - ORIENTAÇÃO SOBRE OS PROJETOS e envie suas dúvidas, sempre que achar necessário.

Professor Por ser um projeto com intuito de ação social, não é possível desenvolver as atividades em instituições privadas com fins lucrativos. Portanto, verifique na descrição de cada tema, os locais que você pode realizar o seu projeto.
Professor

Inicialmente, você deverá selecionar um projeto adequado ao seu curso de graduação. Identifique o projeto selecionado neste link. Após, ao abrir o arquivo do tema escolhido (em acesse esta página), você terá acesso às informações pertinentes e deverá identificar as atividades necessárias no Cronograma de Aplicação do Projeto. As atividades desenvolvidas e as respectivas cargas horárias, devem ser descritas na Ficha de Frequência.

Professor

Identifique o projeto selecionado em acesse esta página. No documento de cada projeto, é possível identificar os locais onde o projeto poderá ser aplicado.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Caso possua qualquer dúvida, lembre-se que possuímos canais específicos para que você possa entrar em contato com a equipe interna da Uniasselvi.

Destacamos a importância de sanar suas dúvidas ou enviar os documentos do seu projeto, através dos canais corretos, para que a equipe possa lhe atender de forma ágil e assertiva.

Veja abaixo os canais exclusivos em seu AVA e o contato via whatsapp.


Enviar a Ficha de Frequência para análise e deferimento
AVA> Atendimento> Novo Atendimento> Bolsa de Estudos Uniedu - UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO – ENVIO DA FICHA DE FREQUÊNCIA


Dúvidas sobre o Projeto Uniedu - Estudo e envio de Fotos
AVA> Atendimento> Novo Atendimento> Bolsa de Estudos Uniedu - UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO - ORIENTAÇÃO SOBRE OS PROJETOS


Enviar a Declaração de 20h para coleta de assinatura/carimbo da IES
AVA> Atendimento> Novo Atendimento> Bolsa de Estudos Uniedu - UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO – ENVIO DA DECLARAÇÃO DE 20H


Dúvidas sobre a renovação
AVA> Atendimento> Novo Atendimento> Bolsa de Estudos Uniedu - UNIEDU – ORIENTAÇÃO DE RENOVAÇÃO


Dúvidas sobre recibos
AVA> Atendimento> Novo Atendimento> Bolsa de Estudos Uniedu - UNIEDU – ORIENTAÇÃO SOBRE O RECIBO MENSAL


Dúvidas sobre o cancelamento da bolsa
AVA> Atendimento> Novo Atendimento> Bolsa de Estudos Uniedu - UNIEDU – SOLICITAR CANCELAMENTO DA BOLSA

BOLSA FUMDESC

O FUMDESC é um programa de bolsas universitárias específicas de Santa Catarina, que concede bolsas de extensão para acadêmicos do estado.

Ao participar do programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, mensalmente, enquanto você estiver recebendo o benefício, são acumulados 20h mensais de contrapartida, com teto máximo de 480h.

A contrapartida a ser realizada pelo estudante refere-se a prestação de serviços à população do Estado, na forma e nas condições a serem estabelecidas por meio de termos de colaboração do Estado com cada IES, e só poderá ser realizada após a conclusão do curso, a ser cumprida em até 2 anos após a conclusão do mesmo, conforme Lei nº 18.672/2023, alterada pelas leis 18.848/2024 e 866/2025, disponíveis neste link.


ATENÇÃO
Atenção

Ao ser contemplado com a Bolsa FUMDESC, você deverá seguir o passo a passo, (indicados na guia ao lado), para o desenvolvimento das Atividades socioeducativas relacionadas ao projeto que você escolheu, observando os prazos, conforme indicado no edital apresentado acima. Essas atividades só podem ser realizadas após a conclusão de seu curso e após estabelecimento de convênios entre Uniasselvi e Instituição selecionada pela Uniasselvi.


Para ter acesso a mais informações, você também poderá consultar o site da FUMDESC, por meio do link http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php/fumdes .

ESCOLHA O SEU PROJETO

Estudante, cabe Instituição de Ensino Superior a elaboração de projetos de caráter educativos , conforme define o artigo 15 da lei 18.672/2023.

Para atender a esse disposto a Uniasselvi elaborou projetos que podem ser acessados no link a seguir.

Clique aqui e acesse os projetos que podem ser executados na contrapartida.

Neste link, é possível consultar os projetos na íntegra, bem como as atividades que deverá executar em cada um deles, de acordo com o Cronograma de Aplicação do Projeto e compreender os objetivos, justificativa teórica e metodologia.

ATENÇÃO
Atenção

É importante a leitura detalhada e cuidadoso do projeto, esta etapa é fundamental. Entenda as cargas horárias e perceba que os projetos propostos são cíclicos, permitindo inúmeras aplicações e diversas oportunidades para o cumprimento de cargas horárias.

Dedique tempo ao planejamento: faça uma leitura detalhada, simule possibilidades de aplicação para quantificar a carga horária a ser cumprida.

Perceba, por exemplo, que para o projeto Oficina do Saber, pode ser escolhido um primeiro tema de trabalho, após finalização, pode ser aplicado o mesmo tema para um novo grupo do mesmo local de aplicação, e ainda, pode ser escolhido um novo tema, para aplicar com o grupo, permitindo inúmeras oportunidades de carga horária , a depender do planejamento inicial.

Da mesma forma, o projeto Reforço Escolar podem ser alterado os temas, fazendo novas rodadas de reforço, ou alterado o grupo, permitindo novas rodadas e variadas cargas horárias.

Por isso, essa é a hora da leitura, entendimento e planejamento!

ONDE APLICAR O PROJETO

De acordo com a natureza dos projetos estipulados pela lei nº18.672/2023, de caráter educativo, a Uniasselvi, juntamente com seus polos de educação à distância, está realizando convênios com escolas municipais e estaduais do estado de Santa Catarina.

ATENÇÃO
Atenção

Atenção estudante, só é possível realizar a contrapartida em locais que tenham convênio com a Uniasselvi, e é responsabilidade da Uniasselvi realizar estes convênios.

Desta forma, a Uniasselvi tem uma equipe dedicada para estabelecer os convênios com as instituições acima citadas.

Acesse a seguir a lista locais já conveniados com a Uniasselvi. Essa lista é atualizada a cada novo convênio firmado, por isso, fique atento a ela.

Clique aqui e acesse a lista de locais conveniados pela Uniasselvi que podem ser executados os projetos

Havendo escolhido seu projeto, realizado seu planejamento, identificado nessa página o convênio entre a Uniasselvi e o local, você pode avançar para a próxima etapa.

ATENÇÃO
Atenção

Lembre-se que a instituição precisa OBRIGATORIMENTE possuir CNPJ, bem como o carimbo da instituição escolhida, são itens necessários e deverão obrigatoriamente constar na Ficha de Frequência, posteriormente

INÍCIO DAS ATIVIDADES

ATENÇÃO
Atenção

Atenção estudante, as atividades só poderão ser iniciadas, ou seja, o início do projeto só é possível, se, e somente se a Uniasselvi tiver convênio firmado com a instituição, conforme informado no 2º Passo.

Você já escolheu o projeto e o local CONVENIADO para desenvolver as atividades. Agora é a hora de fazer contato com a instituição e verificar se poderão recebê-lo. Para isso:

Para que possa se apresentar devidamente ao local, imprima a Carta de Apresentação , solicite a assinatura ao Articulador do Polo de Apoio no qual você está matriculado e entregue-a para o responsável da instituição escolhida. Esta Carta de Apresentação é opcional. Acesse a descrição do seu projeto e procure pelo CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DO PROJETO.

  • Perceba que o cronograma de cada projeto está dividido por Etapa e Carga horária*.
  • Assim, você terá uma visão geral das ações que deve realizar durante o projeto (podendo apresentá-las aos responsáveis pela instituição escolhida) e a carga horária que deverá seguir, para cada etapa.

*Carga horária: a quantidade máxima de horas que você poderá desenvolver por dia é 8 (oito) horas. Projetos em que as etapas compreendem mais de 8 (oito) horas deverão ser divididos em mais dias de aplicação, para que não ultrapassem a quantidade diária permitida.

Veja o exemplo a seguir (Oficina do Saber):

ETAPA CH
CONCEPÇÃO
1ª ETAPA - SELEÇÃO DO TEMA 4h
2ª ETAPA - ESCOLHA DA ESCOLA CONVENIADA 10h
3ª ETAPA - SELEÇÃO DA METODOLOGIA A SER APLICADA 10h
4ª ETAPA - PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA E A METODOLOGIA 20h
CICLOS DE APLICAÇÃO
5ª ETAPA - APLICAÇÃO 6h
6ª ETAPA - REFLEXÃO PARA MELHORIAS 2h
7ª ETAPA - PREENCHIMENTO DA FICHA DE FREQUÊNCIA 2h

Perceba, para o primeiro tema, você pode computar 54h de contrapartida, se você escolher um segundo tema, e vai aplicar na mesma escola, você além das 54h iniciais, irá computar mais:

  • 4h – Seleção do tema.
  • 10h – Seleção da Metodologia a ser aplicada.
  • 20h – Pesquisa bibliográfica sobre o tema e metodologia.
  • 6h – Aplicação.
  • 2h – Reflexão para melhorias
  • 2h – Preenchimento da ficha de frequência.

Total para a nova aplicação: 44h.

E um novo tema poderá ser escolhido...

Por isso, é importantíssimo a etapa do planejamento, para que quando você for até a escola fazer a proposta, você tenha tudo desenhado: quantas aplicações, quais temas tem afinidade e poderá contribuir, quais metodologias irá utilizar, qual o ganho para a escola e alunos, a fim de conseguir a aprovação deles para a realização do projeto .

FICHA DE FREQUÊNCIA

Uma vez que a instituição escolhida aceitou a realização do seu projeto, você deve se organizar para realizá-lo. Para isso, preencha a Ficha de Frequência abaixo, conforme o projeto escolhido, com as informações adequadas e após, imprima e colete a assinatura do responsável pela instituição, a cada atividade realizada. Ao concluir todas as atividades, solicite a assinatura e carimbo da instituição no local indicado no arquivo.
  1. Ficha de frequência - Oficina do Saber
  2. Ficha de frequência - Reforço Escolar
Atente para as seguintes orientações no preenchimento da Ficha de Frequência:
  • A Ficha de Frequência não deve apresentar rasuras, pois se trata de um documento oficial. Observação: falsificar documento público é crime, segundo o art. 297 – falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro, sob pena de reclusão de dois a seis anos, e multa.
  • O bolsista tem o dever de preencher a sua Ficha de Frequência, inserindo todos os dados solicitados e descrevendo as atividades realizadas por si. Também tem a responsabilidade de coletar, de forma individual, as assinaturas e carimbo da instituição escolhida, em seu próprio documento.
  • As ações registradas a cada dia devem ser coerentes com as atividades previstas no projeto, disponível no CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO (arquivo do tema escolhido).
  • O supervisor será o responsável pela instituição escolhida, e deverá assinar à caneta ao lado de cada ação/atividades (assinatura ou rubrica) e, ao final do documento, no campo solicitado, juntamente com o carimbo e CNPJ da instituição;
  • Deve obrigatoriamente conter o carimbo da instituição escolhida;
  • Deve obrigatoriamente conter a indicação do CNPJ da instituição escolhida;

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Para a comprovação do desenvolvimento das atividades do seu projeto de Estudo, a realização de registros fotográficos é OBRIGATÓRIO. Para realizar registros fotográficos, solicite a autorização da instituição escolhida, utilizando a Autorização para uso de som e imagem. Esta autorização deve ser enviada juntamente com a Ficha de Frequência (em anexo), via protocolo de atendimento.


Os registros fotográficos são utilizados para compor o portfólio das atividades de Estudo dos cursos de graduação, contribuindo para comprovação dos projetos desenvolvidos pelos bolsistas. Portanto, é fundamental que os registros fotográficos incluam interações e engajamento dos membros da comunidade envolvida no projeto.

Certifique-se de capturar imagens que mostrem claramente o envolvimento e a participação ativa da comunidade nas atividades desenvolvidas. Elas devem ilustrar as interações entre os bolsistas e a comunidade, destacando a colaboração e o impacto positivo da contrapartida.


Lembre-se que as imagens devem estar anexadas (dentro) na FICHA DE FREQUÊNCIA e enviadas por meio de Protocolo de Atendimento:
ATENDIMENTO > NOVO ATENDIMENTO > BOLSA DE ESTUDOS FUMDESC > FUMDESC - ENVIO DA FICHA DE FREQUÊNCIA FUMDESC.

COMPROVAÇÃO DAS ATIVIDADES

Agora que você já finalizou a Ficha de Frequência, coletou as assinaturas e carimbo do responsável pela instituição escolhida e digitalizou em formato PDF, é hora de enviar para a UNIASSELVI o documento comprobatório das horas executadas de contrapartida.

Você deverá enviar a Ficha de Frequência, digitalizada em formato PDF, por Protocolo de Atendimento, através do canal: ATENDIMENTO > NOVO ATENDIMENTO > BOLSA DE ESTUDOS FUMDESC > FUMDESC - ENVIO DA FICHA DE FREQUÊNCIA FUMDESC

A equipe interna da UNIASSELVI receberá sua Ficha de Frequência, enviará para o responsável da Instituição de Ensino.

Ao final deste processo, a equipe interna da UNIASSELVI receberá, do responsável pela Instituição de Ensino, o documento assinado. A mesma equipe interna fará o envio da Ficha de Frequência ao FUMDESC, anexando o documento, comprovando o cumprimento das horas de Participação em Projeto Social com Visão Educativa. Após concluir este processo, a equipe atualizará o status do Protocolo para “Deferido”.

Importante: Acompanhe o atendimento do Protocolo, pois poderão ser solicitados ajustes na documentação, se for INDEFERIDA a documentação.

ATENÇÃO AOS PRAZOS

Atenção estudante, os prazos para início do cumprimento da contrapartida foram alterados recentemente (2025) pelo estado de Santa Catarina, através da lei nº 866/2025, conforme pode ser visualizado na íntegra no seguinte link.

Ficou deferido que a partir deste ano (2025):

“Art. 15. A Instituição de Ensino Superior habilitada exigirá contrapartida do estudante beneficiado com o valor da assistência financeira de que trata o art. 4º, mediante a instituição de uma das seguintes prestações alternativas, a critério do estudante:

I – prestação de serviço à população do Estado, na forma, no local e nas condições a serem estabelecidos por meio de termos de colaboração do Estado com cada Instituição de Ensino Superior, realizada somente após a conclusão do curso, no total de até 480 (quatrocentos e oitenta) horas, a ser cumprida em até 2 (dois) anos após a conclusão do curso; ou (Redação dada pela LC 866/2025)

II – ressarcimento da integralidade do valor investido pelo Estado na graduação cursada, proporcionalmente ao tempo em que permaneceu matriculado na IES, facultado o parcelamento, na forma do disposto em decreto do Governador do Estado.

INFORMAÇÕES SOBRE A DEVOLUTIVA DO RECURSO AO ESTADO

ATENÇÃO
Atenção

Para informações referentes a cancelamento/devolução das bolsa recebidas busque informações nos dispositivos legais informados pela secretaria de educação, acessando o site:

http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php/fumdes

PERGUNTAS FREQUENTES

Professor Você será avisado sobre a falta de alguma informação ou ajuste de qualquer documentação entregue. Portanto, fique atento especialmente aos Protocolos de Atendimento.
Professor

Acesse: ATENDIMENTO > NOVO ATENDIMENTO > BOLSA DE ESTUDOS FUMDESC > FUMDESC - ORIENTAÇÕES SOBRE A CONTRAPARTIDA DO FUMDESC e envie suas dúvidas, sempre que achar necessário.

Professor Por ser um projeto com intuito de ação social, não é possível desenvolver as atividades em instituições privadas com fins lucrativos. Portanto, verifique na descrição de cada tema, os locais que você pode realizar o seu projeto.
Professor

Inicialmente, você deverá selecionar um projeto adequado ao seu curso de graduação e região. Identifique o projeto selecionado neste link. Após, ao abrir o arquivo do tema escolhido, você terá acesso às informações pertinentes e deverá identificar as atividades necessárias no Cronograma de Aplicação do Projeto. As atividades desenvolvidas e as respectivas cargas horárias, devem ser descritas na Ficha de Frequência.

Professor

Identifique o projeto selecionado em acesse esta página. Na tabela, é possível identificar os locais onde o projeto poderá ser aplicado, que já possuem firmado o Termo de Cooperação entre a Instituição e a UNIASSELVI.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Caso possua qualquer dúvida, lembre-se que possuímos canais específicos para que você possa entrar em contato com a equipe interna da Uniasselvi.

Destacamos a importância de sanar suas dúvidas ou enviar os documentos do seu projeto, através dos canais corretos, para que a equipe possa lhe atender de forma ágil e assertiva.

Veja abaixo os canais exclusivos em seu AVA:


Enviar a Ficha de Frequência para análise e deferimento
AVA > Atendimento > Novo Atendimento > BOLSA DE ESTUDOS FUMDESC > FUMDESC - ENVIO DA FICHA DE FREQUÊNCIA FUMDESC


Dúvidas sobre o Projeto
AVA > Atendimento > Novo Atendimento > BOLSA DE ESTUDOS FUMDESC > FUMDESC - ORIENTAÇÕES SOBRE A CONTRAPARTIDA DO FUMDESC


Dúvidas sobre a renovação
AVA > Atendimento > Novo Atendimento > BOLSA DE ESTUDOS FUMDESC > FUMDESC – ORIENTAÇÃO DE INSCRIÇÃO E RENOVAÇÃO


Dúvidas sobre recibos
AVA > Atendimento > Novo Atendimento > BOLSA DE ESTUDOS FUMDESC > FUMDESC – ORIENTAÇÃO SOBRE O RECIBO MENSAL


Dúvidas sobre o cancelamento da bolsa
AVA > Atendimento > Novo Atendimento > BOLSA DE ESTUDOS FUMDESC > FUMDESC – SOLICITAR CANCELAMENTO DA BOLSA