PROGRAMAS DE
EXTENSÃO

Apresentação do NUPEX

O Núcleo de Programas de Extensão (NUPEX) é um órgão de apoio aos atores pedagógicos, comunidade interna e externa, que estejam envolvidos nos programas, projetos, eventos, cursos e produções intelectuais destinadas e/ou originadas das modalidades de extensão.

NUPEX

ENTENDA A EXTENSÃO:

Para o acadêmico, a Extensão possibilita uma formação para além da sala de aula, próxima ao ambiente que o futuro profissional irá atuar. Colabora para que este reconheça a realidade e os anseios da comunidade regional e possa aplicar os conhecimentos acadêmicos.

Na contrapartida, a comunidade se beneficia com as ações planejadas pela Instituição de Ensino Superior (IES) e desenvolvidas pelos acadêmicos, no intuito de compartilhar os conhecimentos e soluções disponíveis no campo científico.

Ao final das ações extensionistas, a IES é alimentada pelas perspectivas da sociedade e do acadêmico, que vão da satisfação à inquietude, e incitam a mudança nos currículos dos cursos, no intuito de habilitar profissionais cada vez mais qualificados para o exercício de suas atribuições e para atender às demandas da sociedade.

Este diálogo entre a comunidade (o saber popular) e a IES (saber científico) especialmente para os cursos de graduação na modalidade a distância, que atendem alunos de várias localidades, abre espaço para os avanços na esfera acadêmica, na discussão das diferenças socioculturais inerentes à realidade brasileira.

Bolsista Uniedu – estudo/extensão, confira as orientações para o desenvolvimento do seu projeto de Extensão clicando no Menu a seguir:

BOLSA UNIEDU

O Uniedu é um programa de bolsas universitárias específicas para o estado de Santa Catarina. É o único no país que concede bolsas de pesquisa e extensão para acadêmicos do ensino a distância.

Ao participar do programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, você deverá cumprir com 20h de ação social semestrais, por meio de programas e projetos de Estudo/Extensão com visão socioeducativa, conforme a lei Complementar nº 281/2005, disponível neste edital.


ATENÇÃO
Atenção

Ao ser contemplado com a Bolsa UNIEDU,você deverá seguir o passo a passo,
(indicados na guia ao lado), para o desenvolvimento das atividades
socioeducativas relacionadas ao projeto que você escolheu, observando os prazos
para a entrega de cada item.


Para ter acesso a mais informações, você também poderá consultar o site do Uniedu, por meio do link https://bolsasuniedu.sed.sc.gov.br/wwpbaseobjects.home.aspx .

ESCOLHA O SEU PROJETO

Agora que você já foi contemplado com a Bolsa Uniedu – estudo/extensão, é o momento de escolher o projeto que você irá desenvolver na contrapartida das 20h em atividades socioeducativas.

Importante: você deverá desenvolver um projeto que está autorizado para o seu curso de graduação.

Acesse este link e confira quais são os temas indicados. Observe que os temas estão separados por curso, portanto, verifique atentamente, pois deverá escolher um tema que está disponível na lista do seu curso de graduação.

Para conhecer as atividades que deverão ser desenvolvidas no projeto que você escolheu, acesse esta página.

Neste item, é possível consultar as atividades que deverá executar, de acordo com o Cronograma de Aplicação do Projeto e compreender os objetivos, justificativa teórica e metodologia. Além disso, conseguirá identificar os locais que você poderá realizar o projeto escolhido.

ONDE APLICAR O PROJETO

Por ser um projeto com o intuito de ação social, você NÃO poderá desenvolvê-lo em instituições particulares com fins lucrativos.

Verifique na descrição do projeto que você escolheu, quais são os locais indicados para a realização das atividades e escolha uma instituição na sua cidade.

ATENÇÃO
Atenção

Lembre-se que o CNPJ, bem como o carimbo da instituição escolhida, são itens necessários e deverão obrigatoriamente constar na Ficha de Frequência, posteriormente.



Sujerimos que consulte o CNPJ da instituição escolhida no site da Receita Federal, para conferir se o local escolhido atende aos critérios da Bolsa, em relação à Natureza Jurídica.
São exemplos de Natureza Jurídica que contemplam o projeto: Associação Privada, Organização Religiosa, ONG, Município, Secretaria da Educação/Saúde, Autarquia Municipal, Fundo Público da Administração Direta Municipal, Entidade Sindical.

Veja o exemplo a seguir:

SE O SEU CURSO DE GRADUAÇÃO É:
SE ESCOLHER O TEMA:
Administração
Aedes Aegypty - Sensibilização e Atitude
OS LOCAIS DISPONÍVEIS PARA REALIZAR SÃO:
EXEMPLOS DE NATUREZA JURÍDICA (CONSULTA CNPJ):
  • Escolas estaduais e municipais;
  • Programas sociais e educativos;
  • Entidades religiosas: paróquias, comunidades, grupos de jovens, conselhos pastorais e outros;
  • Organização não Governamental (ONG´s), asilos, orfanatos, casas lares, centros de atendimento ao menor, rede feminina;
  • Grupos sociais organizados: terceira idade, sindicatos, associações de bairros e outros.
Organização Religiosa, Associação Privada, ONG.

INÍCIO DAS ATIVIDADES

Você já escolheu o projeto e o local para desenvolver as atividades. Agora é a hora de fazer contato com a instituição e verificar se poderão recebê-lo. Para isso:


  • Para que possa se apresentar devidamente ao local, imprima a Carta de Apresentação, solicite a assinatura ao Articulador do Polo de Apoio no qual você está matriculado e entregue-a para o responsável da instituição escolhida.
  • Acesse a descrição do seu projeto e procure pelo CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DO PROJETO. Assim, você terá uma visão geral das ações que deve realizar durante o projeto e poderá apresentá-las aos responsáveis pela instituição escolhida.

Veja o exemplo a seguir:

SE O SEU CURSO DE GRADUAÇÃO É:
SE ESCOLHER O TEMA:
Administração
Aedes Aegypty - Sensibilização e Atitude
CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DO PROJETO
1. Contato com a comunidade
  • Apresentação do projeto.
  • Escolha das atividades a serem realizadas e montagem dos materiais.

2. Primeiro encontro
  • Levantamento dos conhecimentos prévios.
  • Apresentação do projeto através de uma das atividades escolhidas (descrevê-la).
  • Contato com parceiros para arrecadação de material para divulgação (folder, panfleto de campanhas sobre o assunto).

3. Segundo encontro - Montagem da armadilha para mosquito
  • Montagem da armadilha para mosquito.
  • Construção do cronograma de responsabilidade dos participantes para com a armadilha para mosquito.
  • Mutirão contra o mosquito.

4. Acompanhamento da armadilha para mosquito e elaboração da apresentação do projeto.
  • Acompanhamento dos dados encontrados com a armadilha para mosquito.
  • Preparação do espaço, dos materiais e dos participantes para apresentação das atividades de encerramento do projeto.

5. Apresentação e encerramento do projeto nacomunidade.
  • Apresentação do projeto na comunidade.
  • Elaboração do portfólio do projeto, coleta de assinaturas de autorização de uso de imagem, registros fotográficos e finalização do projeto.

FICHA DE FREQUÊNCIA

Uma vez que a instituição escolhida aceitou a realização do seu projeto, você deve se organizar para realizá-lo. Para isso, imprima a Ficha de Frequência, preencha com as informações adequadamente e colete a assinatura do responsável pela instituição, a cada atividade realizada.
Ao concluir todas as atividades, solicite a assinatura e carimbo da instituição no local indicado no arquivo.

Observação: Se você escolheu o projeto MAPA DA VIRADA, deverá usar esta Ficha de Frequência, considerando a exigência de que o projeto deve ser realizado em uma empresa que possua uma Associação Parceira que a represente, como: Associação Empresarial, Comercial, Industrial, Cooperativa, Sindicato.
Exemplos de associações parceiras: CDL, ACIJ, ACIMVI, Associação Industrial, etc.

Atente para as seguintes orientações no preenchimento da Ficha de Frequência:

  • A Ficha de Frequência não deve apresentar rasuras, pois se trata de um documento oficial;
  • As ações registradas a cada dia devem ser coerentes com as atividades previstas no projeto, disponível no CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO (arquivo do tema escolhido), totalizando 20h;
  • O responsável pela instituição escolhida deverá assinar à caneta ao lado de cada ação/atividades (assinatura ou rubrica) e, ao final do documento, no campo solicitado, juntamente com o carimbo e CNPJ da instituição;
  • Deve obrigatoriamente conter o carimbo da instituição escolhida;
  • Deve obrigatoriamente conter a indicação do CNPJ da instituição escolhida;
  • Ao findar as 20h, você deverá enviar a Ficha de Frequência, em formato PDF, por Protocolo de Atendimento, através do canal: ATENDIMENTO > NOVO ATENDIMENTO > BOLSA DE ESTUDOS UNIEDU > UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO - ENVIO DA FICHA DE FREQUÊNCIA.
Importante: Acompanhe o atendimento do Protocolo, pois poderão ser solicitados ajustes na documentação.

destaque

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Para a comprovação do desenvolvimento das atividades do seu projeto de estudo/extensão, a realização de registros fotográficos é OPCIONAL, porém, recomendada. Para realizar registros fotográficos, solicite a autorização da instituição escolhida, utilizando a Autorização para uso de som e imagem.

Envie-nos os registros fotográficos (em formato PDF ou JPG) por Protocolo de Atendimento, no seguinte canal: ATENDIMENTO > NOVO ATENDIMENTO > BOLSA DE ESTUDOS UNIEDU > UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO - ORIENTAÇÃO SOBRE OS PROJETOS.

Os registros fotográficos são utilizados para compor o portfólio das atividades de estudo/extensão dos cursos de graduação, contribuindo para comprovação dos projetos desenvolvidos pelos bolsistas.
Por este motivo, estas fotos não devem estar anexadas em quaisquer documentos, mas sim, serem enviadas separadamente, por meio do canal indicado acima.

QUESTIONÁRIO

Até o momento, você já realizou a entrega da Ficha de Frequência e a equipe interna da Uniasselvi já conferiu e atualizou o status para “Deferido”, certo?

Você também já enviou as fotos da realização do seu projeto (caso tenhas conseguido providenciá-las)?


ATENÇÃO
Atenção

Para o próximo passo, destacamos a importância de revisar todo o processo
já realizado, para verificar se, de fato, você cumpriu com as etapas mencionadas.
Lembre-se que, para ter o seu Questionário respondido de forma coerente ao seu
projeto, você deverá ter a Ficha de Frequência validada pela
equipe interna da Uniasselvi.


Após a conclusão dos passos anteriores (entrega e deferimento da Ficha de Frequência e envio das fotos do seu projeto), agora você deverá responder ao Questionário, disponível em MEU CURSO > PARA ALUNOS BOLSISTAS > RESPONDER AO QUESTIONÁRIO.

destaque

COMPROVAÇÃO DAS ATIVIDADES

Agora que você já entregou a Ficha de Frequência e a equipe interna da Uniasselvi atualizou o status para “Deferido”, assim como você já nos enviou as fotos do seu projeto e respondeu ao Questionário, chegou o momento de enviar, por meio de Protocolo de Atendimento, a Comprovação de Participação em Projeto Social com Visão Educativa.

ATENÇÃO
Atenção

Reforçamos que este também é um documento oficial, portanto, deve seguir as exigências de preenchimento, conforme modelo disponibilizado. Se houver itens que não foram preenchidos, se conter rasuras e erros no documento, bem como na sua digitalização (interferência de luz e sombras ou falta de alinhamento), ou se o arquivo não estiver em PDF, o documento será indeferido.

Para o preenchimento deste documento:

  1. Faça o download da Comprovação de participação em Projeto Social com Visão Educativa;
  2. Lembre-se de acessar o modelo preenchido da Comprovação de Participação em Projeto Social para ter acesso a um exemplo de como esta declaração deverá ser preenchida corretamente;
    Observação: Para sua elaboração, você pode se inspirar nos “resumos” e “contribuições” de cada Projeto.

    Em relação ao preenchimento do campo “Participação do bolsista no Projeto”, é necessário que você inclua as contribuições da participação junto à comunidade, além da interação/orientação que obteve com a Uniasselvi (conforme orientação no próprio modelo).
  3. Depois de preencher todos os campos, você deverá imprimir, assinar à caneta e salvar a declaração em formato PDF (as duas páginas devem compor um único arquivo) para então solicitar a assinatura/carimbo do responsável da Uniasselvi, por meio de Protocolo de Atendimento.

Após preencher a declaração seguindo todas as orientações acima, acesse o seu AVA e envie o arquivo, por meio do canal: ATENDIMENTO > NOVO ATENDIMENTO > BOLSAS DE ESTUDOS UNIEDU > UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO - ENVIO DA DECLARAÇÃO DE 20H.

Em seguida, você deve aguardar a finalização do atendimento, quando receberá a declaração de “Comprovação de Participação em Projeto Social com Visão Educativa”, devidamente assinada e carimbada.

Importante: Acompanhe o atendimento do Protocolo, pois poderão ser solicitados ajustes na documentação.

destaque

Posteriormente, você deverá anexar esta declaração (contendo as assinaturas oficiais) no site do Uniedu, por meio da aba: COMPROVANTES > PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA, seguindo o cronograma indicado no próprio site.

PRAZOS

Prazos para bolsistas 2023/2

Ficha de frequência
Entregar até 23/11/2023.
Fotos
Entregar até 23/11/2023.
Questionário
Responder entre 01/10/2023 a 30/11/2023.
Comprovação de Participação (Declaração de 20h)
Enviar para assinatura/carimbo até 30/11/2023.

A SED já divulgou o cronograma dos procedimentos relativos à comprovação do projeto e renovações das bolsas de graduação do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU.

Se organize para entregar a Ficha de Frequência e Declaração de 20h à Uniasselvi, conforme orientações da Trilha do Uniedu. Em seguida, com a Declaração de 20h devidamente assinada e carimbada pela IES, anexe no site do Uniedu e solicite sua renovação, dentro dos períodos informados abaixo.

Confira abaixo os dois períodos disponíveis:

De 19/02 a 26/02 e 04/03 a 05/03

  • - Inclusão documentos comprobatórios das bolsas recebidas em 2023/2 (Comprovação de Participação do Projeto Social com Visão Educativa);
  • - Renovações das bolsas vigentes para 2024/1 (Menu Comprovantes);
  • - Consultas e Assinaturas (Impressão de Cadastro e Recibos Mensais) .


ATENÇÃO
Atenção

Os estudantes com possibilidade de renovação de sua bolsa, beneficiados em 2023/2, deverão realizar os trâmites para renovação da bolsa para 2024/1 no sistema, impreterivelmente, dentro dos períodos indicados acima, até às 19:00h . Após esta data, conforme legislação vigente, o estudante perde o direito de renovação.


INFORMAÇÕES SOBRE A DEVOLUTIVA DO RECURSO AO ESTADO

ATENÇÃO
Atenção

Bolsista, todos os documentos solicitados para a execução do seu projeto são
oficiais. Logo, é necessário seguir as instruções apresentadas e fazer as correções
solicitadas pelo Tutor Interno. Além disso, é importante que cumpra todas as
etapas da contrapartida do seu benefício para que não haja necessidade de
devolução dos recursos.


Desejamos que desfrutes dessa oportunidade que o Uniedu lhe oferece e qualquer dúvida, estamos à disposição em nossos canais de atendimento.


Em atendimento ao previsto no Art 12, do Decreto 470/2020:

Inciso XV – Fica a cargo do bolsista a obrigação de restituir à SED, no prazo de 30 (trinta) dias após o recebimento, os eventuais benefícios pagos indevidamente, bem como os valores correspondentes a todos os benefícios recebidos devidamente atualizados pelo INPC e acrescidos de juros de 1% (um por cento) ao mês ou fração nos casos de:

  • Abandono do curso durante a vigência do CAFE;
  • Desistência do curso sem justificativa aceita pela equipe técnica ou comissão de fiscalização;
  • Acumulação de bolsas de estudo concedidas com recursos públicos;
  • Constatação de inidoneidade de documento apresentado ou falsidade de informação prestada pelo bolsista;
  • Não atendimento à notificação para regularização de obrigação sanável;
  • Notificação para divulgação de recursos decorrentes de grave descumprimento de obrigação.

Para mais informações, acesse: https://leisestaduais.com.br/sc/decreto-n-470-2020-santa-catarina-institui-o-programa-de-bolsas-universitarias-de-santa-catarina-uniedu-dispoe-sobre-a-celebracao-de-contrato-de-assistencia-financeira-estudantil-e-estabelece-outras-providencias

PERGUNTAS FREQUENTES

Professor Você será avisado sobre a falta de alguma informação ou ajuste de qualquer documentação entregue. Portanto, fique atento especialmente aos Protocolos de Atendimento.
Professor

Acesse: ATENDIMENTO > NOVO ATENDIMENTO > BOLSE DE ESTUDOS UNIEDU > UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO - ORIENTAÇÃO SOBRE OS PROJETOS e envie suas dúvidas, sempre que achar necessário.

Professor Por ser um projeto com intuito de ação social, não é possível desenvolver as atividades em instituições privadas com fins lucrativos. Portanto, verifique na descrição de cada tema, os locais que você pode realizar o seu projeto.
Professor

Inicialmente, você deverá selecionar um projeto adequado ao seu curso de graduação. Identifique o projeto selecionado neste link. Após, ao abrir o arquivo do tema escolhido (em acesse esta página), você terá acesso às informações pertinentes e deverá identificar as atividades necessárias no Cronograma de Aplicação do Projeto. As atividades desenvolvidas e as respectivas cargas horárias, devem ser descritas na Ficha de Frequência.

Professor

Identifique o projeto selecionado em acesse esta página. No documento de cada projeto, é possível identificar os locais onde o projeto poderá ser aplicado.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Caso possua qualquer dúvida, lembre-se que possuímos canais específicos para que você possa entrar em contato com a equipe interna da Uniasselvi.

Destacamos a importância de sanar suas dúvidas ou enviar os documentos do seu projeto, através dos canais corretos, para que a equipe possa lhe atender de forma ágil e assertiva.

Veja abaixo os canais exclusivos em seu AVA e o contato via whatsapp.


Enviar a Ficha de Frequência para análise e deferimento
AVA> Atendimento> Novo Atendimento> Bolsa de Estudos Uniedu - UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO – ENVIO DA FICHA DE FREQUÊNCIA


Dúvidas sobre o Projeto Uniedu Estudo/Extensão e envio de Fotos
AVA> Atendimento> Novo Atendimento> Bolsa de Estudos Uniedu - UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO - ORIENTAÇÃO SOBRE OS PROJETOS


Enviar a Declaração de 20h para coleta de assinatura/carimbo da IES
AVA> Atendimento> Novo Atendimento> Bolsa de Estudos Uniedu - UNIEDU - BOLSA DE ESTUDO/EXTENSÃO – ENVIO DA DECLARAÇÃO DE 20H


Dúvidas sobre a inscrição
AVA> Atendimento> Novo Atendimento> Bolsa de Estudos Uniedu - UNIEDU – ORIENTAÇÃO DE INSCRIÇÃO


Dúvidas sobre recibos
AVA> Atendimento> Novo Atendimento> Bolsa de Estudos Uniedu - UNIEDU – ORIENTAÇÃO SOBRE O RECIBO MENSAL


Dúvidas sobre o cancelamento da bolsa
AVA> Atendimento> Novo Atendimento> Bolsa de Estudos Uniedu - UNIEDU – SOLICITAR CANCELAMENTO DA BOLSA


Atendimento via Whatsapp
Whatsapp (47) 3301-6100