PROGRAMAS DE
EXTENSÃO

Acadêmicos da Bolsa de Estudos, sejam bem-vindos!

Para compreender o funcionamento da Bolsa de Estudos, você pode acompanhar as orientações no vídeo a seguir, ou verificar as etapas apresentadas na sequência.

Ao participar do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, você deverá cumprir 20h de Ação Social semestrais por meio de programas e projetos de Extensão com visão socioeducativa, conforme a Lei Complementar nº 281/2005.

Então, sua primeira tarefa é escolher um projeto para cumprir as 20 horas. A lista está separada por curso. Clique aqui para escolher um dos projetos aprovados para o seu curso.

Aqui você tem acesso aos projetos na íntegra! É muito importante que você leia atentamente as orientações para cada proposta.

Para ajudar na sua escolha do projeto, os projetos abaixo indicados podem ser feitos virtualmente ou presencialmente. Confira as orientações em cada projeto, mas lembre-se de que o projeto a ser feito precisa estar na listagem aprovada para o seu curso.

  1. Atividades práticas - estratégias didáticas para o ensino;
  2. Livro sensorial: uma concepção inclusiva na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental;
  3. Narrativas tradicionais: contos, lendas, fábulas e mitos;
  4. Recreio animado com brincadeiras cantadas;
  5. ¿Vamos a hablar? Um convite à Língua Espanhola – Nível Básico 1.
  6. ¿Vamos a hablar? Um convite à Língua Espanhola – Nível Básico 2
  7. Contação de histórias
  8. Saúde e o universo da mulher
  9. Orçamento Familiar
  10. Educação financeira infantil
  11. Oficina de jogos educativos
  12. Acessibilibras: a acessibilidade ao alcance das mãos
  13. Incluir e respeitar: ações e práticas inclusivas
  14. Mapa da virada *
  15. Pensamento computacional como suporte às disciplinas do ensino básico
  16. ONG Digital
  17. Prevenção e combate ao bullying

* Caso você escolha o Mapa da Virada, use este Termo de Aceite. Esse projeto deve ser realizado em parceria com alguma associação empresarial ou cooperativa, por exemplo: Associação Comercial e Industrial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Cooperativa, etc.

Cada projeto indica os locais para sua realização. Lembre-se: você só poderá fazer os projetos indicados para o curso no qual está matriculado, conforme lista de projetos por curso disponível no link acima.

Caro bolsista, registre aqui a escolha do seu projeto. Esta ação é obrigatória!

Agora que você selecionou o projeto, veja o passo a passo para realizar o projeto!

  1. Contato com o local em que realizará o projeto escolhido: após selecionar um local para realizar o projeto, é hora de fazer contato para verificar se a instituição poderá recebê-lo e se tem interesse no projeto. É fundamental que você combine dia e horário com o responsável pela instituição para fazer esse contato inicial. Para tanto, você precisará ter a Carta de Apresentação em mãos. Desta forma, baixe o arquivo em seu computador, preencha-o e solicite a assinatura deste documento ao articulador do polo de apoio presencial no qual está matriculado.

  2. Visita ao local para apresentar o projeto: tendo a carta de apresentação em mãos, é hora de visitar o espaço e explicar a proposta do projeto de extensão selecionado. Nessa oportunidade, você deverá solicitar ao responsável a assinatura do Termo de aceite.

  3. Envio do Termo de Aceite ao polo: quando estiver com o termo de aceite assinado, você deverá enviá-lo/entregá-lo ao polo de apoio presencial no qual está matriculado. A entrega/envio deste documento é obrigatória!

  4. Início das atividades: uma vez que a instituição aceitou a realização do projeto, você deve se organizar para realizar as ações, conforme previsto no projeto. Assim, ao final de cada ação, você deverá solicitar ao responsável da instituição o preenchimento do Registro de Frequência, até atingir 20h. Imprima o arquivo e combine com o responsável pela instituição como se dará esse fluxo, se você deve solicitar a cada dia o registro ou se o responsável ficará com o documento e o acompanhará, conforme o agendamento das ações com o grupo atendido. O preenchimento do Registro de Frequência deve ser livre de rasuras e coerente com as atividades previstas, totalizando 20h. A entrega deste documento é obrigatória! Portanto, ao findar as 20h, você deve enviar/entregar o Registro de Frequência ao polo de apoio presencial no qual está matriculado.

Obs.: tanto no Termo de Aceite quanto no Registro de Frequência deve haver a indicação do CNPJ da instituição. Caso o número não apareça em papel timbrado, nem em carimbo, deverá ser anotado de próprio punho.

Para fazer registros da realização do projeto, fique atento à autorização para uso de som e imagem. As fotos devem ser enviadas ao articulador do polo de apoio presencial, no momento em que você encaminhar o Registro de Frequência.

Fique atento às entregas:

Ao finalizar as 20h, você deverá Preencher a declaração - Comprovação da participação em Projeto Social com Visão Educativa (sigas orientações abaixo):

Depois de preencher estes campos, você deverá imprimi-la, assiná-la, informar local e data, transformá-la num arquivo PDF e solicitar a assinatura do RESPONSÁVEL DA IES. Para tanto, será necessário você acessar o seu AVA e enviar este arquivo (com os itens anteriores preenchidos), solicitando atendimento no menu em: Atendimento > Novo Atendimento > UNIEDU > Projetos de Extensão UNIEDU.

Realizada a solicitação de Atendimento, veja os passos a seguir:

Entendendo a Extensão:

A extensão é uma atividade essencial para a formação acadêmica. Sem ela o aluno não é coerentemente formado. A formação para além da sala, próxima do ambiente em que o futuro profissional irá atuar, é indispensável para que este reconheça a realidade e os anseios da comunidade que cerca a IES e possa aplicar os conhecimentos acadêmicos de forma concreta.

Na contrapartida, a comunidade beneficia-se com as ações planejadas pela IES, ao mesmo tempo que alimenta e incita a mudança nos currículos da IES, tendo em vista que os alunos, ao finalizar as ações extensionistas, trazem perspectivas que vão da satisfação à inquietude.

Este diálogo entre a comunidade (o saber popular) e a IES (saber científico) especialmente para os cursos de graduação na modalidade a distância, que atendem alunos de vários estados, abre espaço para os avanços na esfera acadêmica,que precisa prever o tratamento das diferenças sócio-culturais inerentes à realidade brasileira.

A extensão na Uniasselvi é realizada através dos Projetos de Extensão, realizados pelos bolsistas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU e através da Jornada de Integração Acadêmica – JOIA. Vamos conhecer estas ações!

O UNIEDU

O UNIEDU é um programa de bolsas universitárias específicas para o estado de Santa Catarina. E o único no país que concede bolsas de pesquisa e extensão para acadêmicos do ensino a distância.

O (a) acadêmico (a) bolsista tem direitos e deveres previstos pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU e pela UNIASSELVI, quando beneficiados pelo Art.170 da Constituição do Estado:

DIREITOS:

O (a) acadêmico (a) selecionado (a) de acordo com os critérios estabelecidos no edital receberá bolsa de estudos ou de pesquisa com desconto de 25% a 100%, abatidas no valor da mensalidade, ficando o (a) acadêmico (a) responsável somente pelo pagamento da diferença do valor das mensalidades devidas e o valor da bolsa concedida, independentemente da data de repasse dos recursos financeiros pelo Estado.

DEVERES:

O (a) acadêmico (a) selecionado (a) de acordo com os critérios estabelecidos no edital da Bolsa de Estudos deverá participar de programas e projetos sociais, com visão educativa, propostos pela IES em seus projetos de extensão, aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Regional, comprovando 20 (vinte) horas semestrais.

Então, acadêmico, Projetos Sociais com Visão Educativa são projetos de extensão propostos e elaborados pela Instituição. Neste cenário, o Centro Universitário Leonardo da Vinci –UNIASSELVI –, através do Núcleo de Programas de Extensão – NUPEX, fomenta:

  1. Aperfeiçoamento das atividades de extensão nos cursos, à luz da autoavaliação institucional e de cursos;

  2. Ampliação das atividades, segundo áreas prioritárias, especialmente onde for considerado mais necessário o estreitamento das relações entre a teoria e a prática;

  3. Oferecimento de cursos de extensão em áreas selecionadas, conforme as demandas da comunidade, detectadas mediante sondagem sistemática;

  4. Estímulo à experimentação de novas metodologias de ações sociais, envolvendo o acadêmico com diferentes possibilidades de atuação no sentido de reduzir as mazelas sociais e promover a disseminação do conhecimento do bem público;

  5. Estabelecimento de ações que aliem a projeção da imagem da Instituição a serviços específicos prestados à comunidade;

  6. Divulgação das extensões que gerem recursos financeiros para ajudar o custeamento das despesas fixas da Instituição; e

  7. Estabelecimento de estratégias para parcerias na busca de recursos financeiros externos, governamentais ou não governamentais, desde que compatíveis com as normas e políticas da Instituição.

A JOIA

A UNIASSELVI, por meio do Núcleo de Programas de Extensão (NUPEX) e do Núcleo de Iniciação Científica (NUIC), desenvolveu a JOIA, evento anual, que oferece aos acadêmicos, aos profissionais da instituição e à comunidade, a oportunidade de divulgação de trabalhos de iniciação científica e a participação em ações extensionistas, como minicursos, palestras e oficinas, nos polos de apoio presencial.

A Jornada de Integração Acadêmica (JOIA) é um evento de grande prestigio para a Iniciação Científica e Extensão da UNIASSELVI. É a oportunidade para todos os acadêmicos publicarem os resultados dos seus projetos de pesquisa, realizados principalmente através das práticas interdisciplinares.

A JOIA, em sua vertente extensionista estimula os acadêmicos a trabalhar em equipe e com alunos de outros cursos; a respeitar à diversidade sociocultural da comunidade atendida; a desenvolver valores como ética e cidadania; a participar ativamente do planejamento das atividades; a aplicar o conhecimento acadêmico para o benefício da comunidade e a participar da avaliação das atividades.

Dúvidas na extensão? Fale conosco em: Atendimento > Novo Atendimento > UNIEDU > Projetos de Extensão UNIEDU.