Como
estudar

Bem-vindo ao EAD Uniasselvi

Se você tem aulas semipresenciais, localize o polo UNIASSELVI mais perto de você para realizar os encontros:

Conheça o polo mais perto de sua casa

Neste momento de pandemia as salas são virtuais. Para saber como acessar sua sala de aula virtual clique na seção a seguir:

1

Acesse o Gioconda e clique em Acadêmico Sala Virtual.

expand_more
2

Nesta página informamos o seu e-mail e senha para o acesso do Teams. Clique em Acessar Sala Virtual para participar.

expand_more
3

FIQUE ATENTO!

Seu e-mail é formado por: 7 números (Login do AVA) + @aluno.uniasselvi.com.br

Exemplo:
1234567@aluno.uniasselvi.com.br

Você deve digitar corretamente para conseguir entrar.

expand_more
4

SENHA

Sua senha é formada pela primeira letra do seu nome inicial (maiúscula) + @ + seu CPF (sem acento, ponto ou traço)

Exemplo:
A@00000000000

Você deve digitar corretamente para conseguir entrar.

expand_more
5

Agora você está no seu ambiente

Na aba Equipes você acessa sua turma.

expand_more
6

Selecione o Calendário para visualizar as aulas e clique em Reunir Agora para ingressar.

Ao entrar na sala de aula virtual é importante desativar sua câmera e seu microfone para que o funcionamento da aula seja melhor.

Entenda aqui a dinâmica dos encontros de acordo com a disciplina cursada:

1º Encontro

Apresentação da disciplina:

  • Objetivos.
  • Plano de Ensino.
  • Explicações Gerais.
Intervalo

Conteúdo da Unidade 1

  • Explicações gerais.
  • Apresentação dos tópicos.
  • Autoatividades.

2º Encontro

Revisão dos conteúdos da Unidade 1.

Conteúdo da Unidade 2:

  • Explicações gerais.
  • Apresentação dos tópicos.
  • Autoatividades.
Intervalo

Realização da Primeira Avaliação – N1:

  • Sobre os conteúdos da Unidade 1.
  • Modalidade FLEX - 10 questões objetivas.
  • Modalidade Semipresencial - tema da redação.

3º Encontro

Revisão dos conteúdos da Unidade 2.

Conteúdo da Unidade 3:

  • Explicações gerais.
  • Apresentação dos tópicos.
  • Autoatividades.
Intervalo

Realização da Segunda Avaliação – N2:

  • Sobre os conteúdos da Unidade 2.
  • Questões objetivas - Peso 1,5.

4º Encontro

Revisão dos conteúdos da Unidade 3.

Revisão dos Conteúdos da Disciplina.

Intervalo

Realização da Avaliação Final – N3 + N4:

  • Sobre os conteúdos da disciplina.
  • N3: 2 questões discursivas - peso 4.
  • N4: 10 questões objetivas - peso 3.

A avaliação final das disciplinas é realizada nos polos, porém, durante o período de pandemia, será realizada no modelo on-line.

Organize seu Tempo

Você precisa definir um período do dia e o local para estudar. Além disso, aproveite os tempos que tem de folga para dar uma olhada nos conteúdos.

Leia

Uma das principais competências do bom profissional é a capacidade de leitura. A EAD desenvolve essa habilidade. Mas não esqueça: ler não é só decodificar. Para ler, de fato, você precisa utilizar todas as estratégias de leitura para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto.

Para isso, você precisa decodificar, checar, antecipar, inferir, verificar, compreender e estabelecer relação entre o que você está lendo com aquilo que você já sabe e, por fim, pensar sobre como pode utilizar as informações do texto que está lendo.

Escreva

O domínio da escrita é essencial para o sucesso em todas as profissões. A valorização da competência escritora tem aumentado muito com a virtualização das atividades profissionais. Além disso, quando escrevemos estamos aprendendo, pois, a escrita desenvolve o pensamento.

Para escrever, é preciso pensar sobre o que sabemos, organizar mentalmente esses saberes e reproduzir na escrita. Escrever é uma atividade mental superior. Para escrever, leia o conteúdo e depois escreva como você o compreendeu e o aplicaria.

Escrever não é dom, é habilidade e, como tal, precisa ser desenvolvida. Quanto mais você escreve, mais aprende a escrever.

Amplie e Aprofunde seu conhecimento

Ao terminar a leitura de um tópico, responda às seguintes perguntas:

  1. Você (re)conheceu o conteúdo?
  2. Você compreendeu? Ou seja, consegue comparar o que você leu com aquilo que já sabia?
  3. Você conseguiu aplicar o conteúdo? Consegue aplicar em uma situação do dia a dia ou em um problema a ser resolvido ou, ainda, em uma fórmula?
  4. Você conseguiu analisar as menores partes do conteúdo?
  5. Você consegue tirar do texto lido uma síntese, ou seja, consegue extrair o que tem de mais importante neste texto?
  6. Por fim, você consegue se posicionar a partir do que conheceu, compreendeu, aplicou, analisou e sintetizou? Consegue utilizar isso para argumentar a favor ou contra?

Se você chegou na letra “f”, parabéns! Você, de fato, aprendeu este conteúdo. Quando aprendemos passamos a pensar diferente, evoluímos... e quando pensamos diferente passamos a agir diferente!

Pesquise

O bom estudante está sempre pesquisando. Quem é curioso e quem quer aprender, pesquisa sempre. Mas há momentos que a pesquisa é formal. Ao escrever o paper, fazer seu projeto de estágio ou o projeto do trabalho de conclusão do curso defina bem a situação problema que quer pesquisar. A partir do tema, você define o que quer pesquisar.

Pesquise aquilo que dê significado aos seus estudos, a sua vida, ao seu trabalho. No dia a dia da nossa vida profissional, precisamos pesquisar para encontrar possibilidades de melhor desempenhar nossa função. Por isso, pesquise sempre! Ocupe seu tempo pesquisando o que lhe agrega como ser humano e como profissional. Descarte os lixos!

Avaliação

Não estude para tirar nota, mas estude para aprender. A nota será uma decorrência dos seus estudos. Ao receber uma avaliação, leia com atenção cada questão. Não esqueça que ler é decodificar, antecipar, checar, inferir, compreender. Se a prova permite que você utilize o material, aproveite este momento para fazer uma boa pesquisa no material a fim de entender o conteúdo e responder à questão.

Não esqueça que a avaliação é um momento importante para aprendermos. Aprendemos o que temos motivo para aprender, por isso, é importante que você procure um significado em tudo o que precisa aprender. 

Memorização

Na maioria das vezes, ao longo da nossa vida de estudante, aprendemos que precisamos memorizar para aprender. Isso não é correto! A memorização não transforma nossas vidas. Memorizamos aquilo que utilizamos no nosso dia a dia e o restante esquecemos, pois nossa memória é seletiva.

O que aprendemos não esquecemos nunca, uma vez que a aprendizagem nos transforma. Somos aquilo que aprendemos! Ao estudar, não se preocupe em memorizar, mas em compreender.

Então... para você estudar e aprender melhor, utilize as orientações dadas aqui no que diz respeito a:

  • Organização do seu tempo.
  • Leitura.
  • Escrita.
  • Aprofundamento dos conteúdos.
  • Pesquisa.
  • Avaliação.

Nos veremos na sua formatura!

expand_less